De onde vêm os preconceitos? Como surgem? Até que ponto os preconceitos influenciam nosso comportamento? Um maior conhecimento a respeito do tema
De onde vêm os preconceitos?
Como surgem?
Até que ponto os preconceitos influenciam nosso comportamento?
Um maior conhecimento a respeito do tema pode nos auxiliar a superar os preconceitos?
Preconceito... o que é?
Preconceito – Atitude favorável ou desfavorável, em relação a qualquer objeto ou pessoa, formada na ausência de uma informação suficiente e específica, como crenças, e resistindo à informação objetiva.
Preconceito – Conceito ou opinião formada antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos.
Preconceito – Ideia preconcebida.
Preconceito – Julgamento ou opinião formada sem se considerar o fato que os conteste.
Preconceito – Prejuízo.
Preconceito a Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil.
Preconceito a Evo Morales na Bolívia.
Preconceito a Barack Obama nos EEUU.
“Tom da pele de Obama varia conforme ideologia de quem a vê.”
As universidades americanas de Chicago e de Nova York e a universidade holandesa de Tilburg conduziram uma pesquisa que mostra a divergência de opiniões até mesmo quando o assunto é a cor da pele do presidente.
Este mesmo estudo mostra que a visão política do eleitor pode mudar a percepção visual do tom da pele do candidato e que a maneira como o eleitor enxerga o candidato está diretamente ligada à intenção de voto. A pesquisa afirma ainda, que as pessoas identificam um tom de pele mais claro como mais representativo de um candidato com quem têm afinidades.
“A pesquisa foi conduzida no ano passado, quando Obama ainda era candidato. Com base em imagens reais e alteradas digitalmente, pesquisadores pediram a mais de cem universitários que apontassem a foto que melhor representava Obama. Foi solicitado também que explicassem sua própria orientação política. Os resultados mostraram que os estudantes liberais eram cinco vezes mais propensos a indicar imagens de Obama clareadas digitalmente. Os conservadores eram duas vezes mais propensos a escolher imagens escurecidas”.
“Liberais e conservadores discordam de quase tudo quando o assunto é a política do presidente Barack Obama.”
Preconceito?
“Diferenças sutis no tom da pele de uma pessoa podem afetar decisões como quem contratar para um emprego”, diz Eugene Caruso, professor de Ciência Comportamental da Universidade de Chicago e um dos autores do estudo.
A hipótese de que a diferença de percepção fosse resultado de racismo e preconceito foi levantada pelos pesquisadores, os quais realizaram testes e questionários junto aos participantes para isolar o efeito, e viram que mesmo assim o resultado era consistente. Uma outra hipótese, é que culturalmente os americanos estão mais inclinados a associar luminosidade a algo bom.
“Apesar de, como sociedade, termos alcançado um progresso real em relação à redução da discriminação e do racismo, existem outras formas mais sutis de preconceito que ainda podem ter consequências muito significativas”, disse Emily Balcetis, outra autora do estudo, a um jornal de Nova York.
(*) psicóloga clínica