RENÚNCIA

Vice-prefeito formaliza renúncia ao protocolar ofício na Câmara

A decisão foi comunicada em ofício protocolado na Câmara Municipal e, também, anunciada em carta aberta publicada nas redes sociais

Gisele Barcelos
Publicado em 23/02/2023 às 11:57Atualizado em 23/02/2023 às 21:37
Compartilhar
Moacyr Lopes, ex-vice-prefeito de Uberaba (Foto/Jairo Chagas)

Moacyr Lopes, ex-vice-prefeito de Uberaba (Foto/Jairo Chagas)

De relações rompidas há dois anos com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), o vice-prefeito Moacyr Lopes (Podemos) formalizou ontem a renúncia ao cargo. A decisão foi comunicada em ofício protocolado na Câmara Municipal e, também, anunciada em carta aberta publicada nas redes sociais.

No documento apresentando ao Legislativo, o ex vice-prefeito apenas declarou que a renúncia ao cargo é irreversível e se deu por motivos de foro íntimo. O ofício ainda acrescentou que cabe à Câmara Municipal tomar conhecimento da decisão e encaminhar para publicação no diário oficial do município.

Já na carta aberta divulgada nas redes sociais, Moacyr alegou ter sido ignorado pela ex-companheira de chapa após assumirem o mandato em 2021. “Acreditei que seria possível realizar uma gestão digna, eficiente e que valorizasse a prata da casa. Porém, desde os primeiros dias de governo, fui sendo deixado de lado, seja na realização de atos e ações ou somente para opinar e trazer ideias e soluções. Aqueles que me conhecem sabem que nunca deixei de expressar minha opinião sobre um fato ou situação, seja ela certa ou errada, mesmo sendo entes do governo. Isso foi muito malvisto pelo Executivo”, relata o texto.

 O ex-vice ainda relembrou que saiu do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 por discordar das medidas adotadas pelo governo durante a pandemia e ser novamente ignorado. “Fui alvo de críticas de entidades e agremiações por defender a vida. E sinto-me derrotado pelo fato do poder econômico ter prevalecido nessa questão. Nunca serei conivente com situações onde a política e o fisiologismo sobrepõem a tomada de ações em benefício do povo. Por várias vezes, tentei mudar o rumo da nau: avisei, tentei, gritei. Sempre fui preterido”, continua a nota.

Moacyr, que havia se licenciado do posto de vice no fim do ano passado e reassumiu o cargo em janeiro, ainda argumentou que fez uma nova tentativa de caminhar com a gestão municipal, mas não houve êxito. “Tentei mais uma vez, sem sucesso. Não irei apontar fatos ou expor ninguém”, posicionou.

O ex-vice ainda agradeceu os votos que recebeu nas eleições de 2020, porém ressaltou que as pessoas que conhecem seu perfil sabem que “nunca seria conivente com muitas situações atuais”. Sem especificar os pontos das novas discordâncias com a gestão municipal, Moacyr apenas encerrou o texto desejando “toda sorte e sucesso” à prefeita no restante do mandato.

Procurado diretamente pela reportagem do Jornal da Manhã, Moacyr também não esclareceu os motivos que o levaram à renúncia e nem respondeu se a decisão ocorreu por divergências novamente quanto ao enfrentamento da Covid-19 na cidade. Ele apenas manifestou que, no momento, não comentaria sobre a sua saída do governo.

Leia o comunicado de Moacyr Lopes, na íntegra:

CARTA ABERTA AO POVO DE UBERABA-MG
Uberaba, 23 de fevereiro de 2023.
Venho, através desta, comunicar minha renúncia ao cargo de vice-prefeito.Aceitei o desafio de ser vice-prefeito nas eleições de 2020 por acreditar que seria possível mudar os rumos dessa cidade e reconstruir a cidade. Ganhamos as eleições e começamos a trabalhar, mesmo com toda a oposição possível. Afinal, pela primeira vez na história politica dessa cidade, os tradicionais grupos que a comandavam estavam fora do poder. Acreditei que seria possível realizar uma gestão digna, eficiente e que valorizasse a prata da casa.Porém, desde os primeiros dias de governo, fui sendo deixado de lado, seja na realização de atos e ações ou somente para opinar e trazer ideias e soluções.Aqueles que em conhecem sabem que nunca deixei de expressar minha opinião sobre um fato ou situação, seja ela certa ou errada, mesmo sendo entes do governo. Isso foi muito malvisto pelo executivo.Afastei-me do Comitê Técnico Covid por motivos já de conhecimento público. Fui alvo de criticas de entidades e agremiações por defender a vida. E sinto-me derrotado pelo fato do poder econômico ter prevalecido nessa questão.Vejo que, entre o que era plano de governo eleitoral e as ações e o ritmo do governo, há um abismo. Nunca serei conivente com situações onde a política e o fisiologismo sobrepõem a tomada de ações em benefício do povo.Por várias vezes tentei mudar o rumo da nau: avisei, tentei, gritei. Sempre fui preterido. Tentei mais uma vez, sem sucesso. Não irei apontar fatos ou expor ninguém. Desde que assumi fechei minhas redes sociais, não fiz postagem sobre qualquer ação minha pois, quem quer se dedicar ao serviço público não precisa ficar se vangloriando nas redes. O povo não é bobo mais.Por isso, deixo o governo nesta data. Peço desculpas aquelas pessoas que votaram na chapa por mim, e que não foram nem uma ou duas, foram bem mais, embora muitos nunca quiseram reconhecer isso. Mas quem votou devido à minha pessoa e me conhece, sabe que nunca seria conivente com muitas situações atuais.
Desejo toda sorte e sucesso a Prefeita neste restante de mandato.
Cordialmente,
Moacyr Lopes dos Santos
Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por