DE FORA

Rede estadual em Uberaba não é contemplada com kits escolares

Gisele Barcelos
Publicado em 22/03/2025 às 14:22
Compartilhar

Governo de Minas anunciou a distribuição de kits escolares para cerca de 350 mil estudantes da rede estadual em 400 cidades. A região do Triângulo Mineiro será contemplada com a entrega de cerca de 1.500 mil kits, mas Uberaba não está na lista.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, apenas nove municípios da região terão estudantes que receberão os kits: Coromandel, Patos de Minas, Serra do Salitre, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Ituiutaba, Araguari, Monte Alegre de Minas e Tupaciguara.

A pasta posicionou que a escolha das cidades a serem contempladas com a distribuição dos kits foi baseada no Indicador de Nível Socioeconômico (NSE), uma ferramenta que classifica as escolas da Educação Básica no Brasil de acordo com fatores socioeconômicos.

O indicador avalia diversos fatores, como renda média familiar, escolaridade dos pais ou responsáveis, acesso a bens de consumo duráveis, infraestrutura disponível na residência (acesso a água encanada, energia elétrica e internet), além das condições do entorno e da escola.

Com isso, as escolas localizadas em regiões onde a maioria das famílias possui baixa renda e acesso limitado a recursos básicos, por exemplo, são priorizadas com base nesse indicador.

Ainda conforme a Secretaria de Estado de Educação, Uberaba não possui escolas que atendam aos critérios técnicos do programa, que prioriza os estudantes em situação de maior vulnerabilidade social atendidos em escolas com os resultados mais críticos do Indicador de Nível Socioeconômico (NSE).

Segundo o governo mineiro, a proposta com o fornecimento dos kits é promover a equidade no aprendizado e garantir que estudantes tenham acesso aos materiais necessários. “Tomamos uma decisão no final do ano passado, considerando a queda de poder de aquisição das famílias mais pobres, especialmente por conta da inflação de alimentos. Por isso, pusemos de pé um programa para atender as escolas nas regiões mais vulneráveis”, disse o vice-governador Mateus Simões.

A distribuição beneficiará 1.097 escolas em 400 municípios mineiros, com investimento de R$66 milhões. O governo de Minas vai destinar os recursos de forma descentralizada, diretamente pelas escolas, estimulando a economia local, ao fortalecer fornecedores regionais.

A previsão é que os kits sejam entregues em duas etapas: a primeira consiste na entrega dos materiais escolares adquiridos pelas próprias escolas, que começou no mês passado.

A segunda etapa contempla a entrega das mochilas e de estojos personalizados. Por conta da logística necessária para atender todo o estado, esses itens serão distribuídos ao longo de fevereiro e março aos estudantes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por