PRESSÃO

Manifestantes lotam Câmara de Uberaba por investigação de mortes em hospitais

Gisele Barcelos
Publicado em 03/05/2023 às 22:20Atualizado em 04/05/2023 às 09:18
Compartilhar
Familiares e amigos de crianças que perderam a vida no Hospital da Criança foram à Câmara Municipal ontem pedir apuração dos casos (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Familiares e amigos de crianças que perderam a vida no Hospital da Criança foram à Câmara Municipal ontem pedir apuração dos casos (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Famílias lotaram o plenário da Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (3) para reivindicar dos vereadores investigação sobre as recentes mortes que ocorreram no Hospital da Criança. Diante das cobranças, o presidente da Casa, vereador Fernando Mendes (MDB), até anunciou que o Legislativo já decidiu pela abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o caso, mas o procedimento só poderá ser instaurado na próxima semana por questões regimentais.

Os manifestantes carregavam faixas reivindicando justiça à criança que morreu no último fim de semana, socorro para a saúde em Uberaba e também mensagens contrárias à prefeita Elisa Araújo (SDD). A palavra foi aberta aos familiares presentes no plenário, que cobraram uma medida efetiva dos vereadores para investigar os problemas relatados no Hospital da Criança e também no Samu.

Em resposta ao apelo, os vereadores Marcos Jammal (MDB), Túlio Micheli (SDD) e Paulo César Soares China (PMN) se pronunciaram e solicitaram que uma resposta já fosse dada na sessão para que as famílias pudessem sair do local com uma definição concreta do Legislativo.

No entanto, o presidente da Câmara não cedeu aos pedidos e justificou que era preciso cumprir o regimento porque foram protocolados três solicitações para abertura de CEI referente ao mesmo assunto. Segundo ele, a norma prevê que a prioridade seria do primeiro pedido cadastrado, que foi apresentado pelo vereador Wander Araújo (PSC).

O presidente do Legislativo explicou que a leitura não poderia ser feita na noite de hoje porque Wander estava ausente na reunião devido a um compromisso prévio em Belo Horizonte, mas a medida seria feita na próxima semana porque já havia o número de assinaturas necessárias para a instauração da CEI.

Os manifestantes fizeram protestos e tentaram pressionar para que a instauração da CEI fosse oficializada de imediato, com a leitura do pedido protocolado por outro vereador. Apesar de receberem apoio de alguns parlamentares, o presidente da Casa manteve o posicionamento para que a medida fosse tomada na próxima semana em obediência ao regulamento interno.

Assegurando que o Legislativo não será omisso e fará a investigação dos fatos, Mendes declarou que, além da CEI, também foi acertada a criação de uma comissão mista com representantes do Ministério Público, da Prefeitura e do Hospital da Criança para apurar a situação. Ele afirma que o grupo será composto por dois vereadores e trabalhará independente da CEI com o objetivo de exaurir a análise do caso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por