Comando do PV pode ser alvo de intervenção em Uberaba por descumprir diretrizes de federação formada com o PT e o PCdoB. A informação é do presidente do PCdoB, Leonardo Costa, ressaltando que, se não houver uma mudança na postura da sigla, o pedido de troca na direção do Partido Verde será formalizado para as lideranças no âmbito estadual e federal ainda este mês.
Por enquanto, o PV em Uberaba tem comissão provisória com validade até setembro deste ano e a presidência está com Glauber Faquineli, ligado ao grupo político do ex-prefeito Paulo Piau. Apesar de integrar a federação junto com o PCdoB e o PT, o Partido Verde no município acabou apoiando a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 e agora enfrenta dificuldades com os outros partidos da aliança.
De acordo com o presidente do PCdoB, ainda está aberta uma chance para o diálogo com a sigla. Ele afirmou que uma reunião deverá ser convocada na próxima semana com os dirigentes dos partidos integrantes da federação em Uberaba e a expectativa é que o PV esteja presente para alinhar a composição no âmbito municipal.
Caso a direção da legenda em Uberaba continue caminhando separadamente da aliança, o dirigente do PCdoB adiantou que a situação será comunicada às lideranças estaduais e federais do PV para que sejam tomadas providências. “Vamos entrar em contato para pedir a intervenção em Uberaba. Uma vez federado, eles têm que atender à ideologia da federação. Se eles não comungam com a gente, o que estão fazendo na aliança? Queremos um pessoal alinhado com a nossa política. Não dá para ter uma galera na federação que não defende o governo Lula”, posicionou.
A possível intervenção também foi ventilada pelo presidente do PT em Uberaba, Germano Fernandes. Ele, inclusive, ressaltou a condição do PV no município como comissão provisória, que é mais vulnerável às decisões das instâncias superiores. “Tem que tomar atitude dentro do PV estadual e nacional. Se estão de acordo com as nossas ideias, não temos como caminhar juntos”, manifestou.
A ameaça de intervenção ocorre após o PCdoB e o PT divulgarem notas de repúdio à direção local do PV neste fim de semana. Os dois partidos alegam que a sigla foi convocada para participar das reuniões no ano passado sobre o processo eleitoral, mas ficou ausente e “traiu” todas as deliberações nacionais para suporte à candidatura de Lula.
Ainda no texto, as lideranças do PCdoB e do PT negaram terem sido procuradas pelo presidente do PV em Uberaba para discutirem o processo eleitoral do ano que vem, como foi declarado por Glauber, em entrevista à Rádio JM. Na publicação, os dois partidos cobram que o Partido Verde cumpra as orientações da federação e participe efetivamente da construção de um projeto político na cidade com as forças de centro-esquerda.