Mosquito da dengue (Foto/Reprodução/Agência Brasil)
Câmara Municipal deve realizar sabatina com responsáveis pelo departamento de Controle de Zoonoses em Uberaba. Em meio ao aumento de casos de dengue na cidade, vereadores aprovaram o envio de convite ao chefe de Controle de Endemias, Diogo Avelino Barros, para falar sobre as ações em andamento para o combate ao mosquito Aedes aegyti.
Autora do requerimento que solicitou a presença do servidor em plenário, a vereadora Luciene Fachinelli (União) manifestou que a expectativa seria agendar a participação já para a próxima semana. Porém, a data ainda não está fechada.
De acordo com a parlamentar, o objetivo é abrir espaço ao chefe de Controle de Endemias para explanar o trabalho da equipe de Zoonoses e prestar informações sobre as atividades de combate realizadas ao longo do ano, seja no período de baixa transmissão ou em momentos de maior risco, como vem sendo registrado nos últimos meses.
Luciene ainda ressaltou que o trabalho do departamento de Zoonoses enfrenta dificuldades, já que o Estado não disponibilizou ainda os fumacês para reforçar o combate ao Aedes aegypti. “Município vem fazendo milagre com dois motofogs”, argumentou, lembrando também a necessidade de envolvimento da comunidade para evitar a proliferação do mosquito na cidade.
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, Uberaba tem uma morte confirmada por dengue e outras quatro em investigação. O novo levantamento aponta que o município possui 6.747 possíveis casos da doença, além de 29 suspeitas de febre chikungunya e três notificações de zika vírus em investigação.
No início do ano, Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) mostrou alta no índice de infestação do mosquito e Uberaba foi considerada em risco de surto de dengue nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Uma nova pesquisa está sendo realizada esta semana para apurar a atual situação e direcionar as ações de combate nos próximos meses.