Concurso da Guarda Civil Municipal deve ser lançado no segundo mandato, mas ainda não há confirmação se o processo será aberto já em 2025. Em entrevista à Rádio JM, o comandante da corporação, Marcelo Santos, não entrou em detalhes sobre o cronograma.
A abertura do concurso é esperada desde 2022, em função da defasagem no efetivo da Guarda Civil Municipal. Entretanto, a corporação não foi incluída no concurso geral da Prefeitura realizado este ano.
Questionado, Santos afirmou que a prefeita Elisa Araújo (PSD) fez o compromisso de realizar o concurso da Guarda no novo mandato. Entretanto, o comandante não confirmou se o objetivo seria o lançamento do edital já em 2025.
Santos ponderou que ainda deverá ser feito um estudo pela equipe da Prefeitura para concretizar a abertura do concurso para recompor o efetivo da Guarda. Com isso, a expectativa dele é que o processo de recrutamento seja realizado até 2026.
O comandante reconheceu a necessidade de ampliar o quadro da Guarda Civil Municipal e até citou que a falta de material humano dificulta que a corporação tenha bases descentralizadas em bairros periféricos da cidade.
Segundo o representante da GCM, hoje existem pontos de apoio na rodoviária e no Piscinão, porém ainda não é possível ter um guarda 24 horas in loco devido ao quadro de pessoal. “A gente precisa de ter concurso para otimizar nosso efetivo”, ponderou.
Em 2023, a GCM contava com 130 guardas civis municipais, entre homens e mulheres. A expectativa era a abertura de, ao menos, 100 vagas no concurso para reforçar o efetivo da corporação em Uberaba.