(Foto/Divulgação)
A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) Professor Antônio Carlos Marques homologou resultado de concorrência eletrônica para a contratação de empresa especializada na prestação de serviço de reforma e adequação de acessibilidade no Teatro Experimental de Uberaba (TEU).
Conforme o despacho, publicado no Porta-Voz, órgão oficial de divulgação do município, a vencedora foi a Matriz Engenharia e Construções LTDA. O valor do contrato é de R$389 mil. E, segundo a publicação, os recursos são oriundos da Lei Paulo Gustavo.
Os serviços a serem executados são de reforma e adequação no telhado, rampas e escadas, banheiros e camarins, instalações hidrossanitárias e acabamentos, revestimentos de teto, parede e piso, colocação de louças, metais e acessórios, reparos na rede elétrica, colocação de pedras e esquadrias, implantação de sistema de segurança contra incêndio e pânico, placas, extintores e luminárias de emergência, pintura e limpeza.
O TEU foi fundado em 21 de abril de 1965, por um grupo de pessoas e atores que fizeram teatro em Uberaba por muito tempo, dentre eles Maurílio Cunha Campos de Morais e Castro e Paulo Silva. O TEU funcionou na rua Alaor Prata, depois na rua João Pinheiro e, na década de 80, a Prefeitura cedeu o prédio da rua Padre Zeferino ao grupo.
Em 2003, aconteceu a primeira reforma e adaptação do teatro na rua Padre Zeferino, onde foi denominado “Augusto César Vannucci”, e o auditório recebeu o nome do fundador do grupo TEU, Maurílio C. C. M. Castro. A Fundação Cultural e a Prefeitura de Uberaba promoveram, no dia 28 de julho de 2010, a reabertura do Teatro Experimental de Uberaba – TEU, após reforma total do prédio. O teatro possui arquitetura do século XX e completou 45 anos em 2010.
Com capacidade para receber 140 espectadores, o teatro passou por obras que abrangem desde a pintura externa e interna do prédio até a reforma nos camarins e banheiros. Além disso, a obra incluiu reforma na sala administrativa, que agora passa a ser um espaço dedicado a ensaios, com armários para os grupos e ar condicionado. Este espaço era uma reivindicação antiga da classe. O espaço de ensaios está aberto para os grupos artísticos, principalmente para o segmento de artes cênicas, bastando apenas agendar horário. O teatro também estará disponível para eventos de grupos e da comunidade, além de sediar eventos que a própria FCU irá promover.