Para a construção de novos reservatórios de água no Distrito Industrial IV e no bairro rural de Ponte Alta, a Câmara Municipal aprovou duas cessões de áreas públicas para a Codau.
Uma das áreas fica localizada na região da Univerdecidade. O líder do governo, vereador Almir Silva, comentou que aquela área cresceu bastante e atualmente conta com várias empresas instaladas. “O objetivo do projeto é regularizar a cessão para que a Codau possa construir um reservatório e atender à demanda”, explicou Almir.
O projeto vai melhorar o abastecimento hídrico no Centro de Reservação 14, uma vez que a Univerdecidade conta apenas com um pequeno reservatório para abastecimento de água, o qual é abastecido por meio de poços artesianos locais. Com isso, o volume de água é insuficiente para a expansão e o desenvolvimento da região, e com a implantação do DI IV a demanda será ainda maior. No local serão destinadas duas áreas com 100 metros quadrados, cada uma, para implantar dois poços artesianos.
O segundo projeto vai beneficiar o bairro rural de Ponte Alta. Conforme nota técnica apresentada pela Codau, a comunidade conta com duas Estações de Tratamento de Água (ETA) afastadas da região. Além disso, são estruturas antigas e foram construídas em padrões que não se enquadram aos que são utilizados atualmente pela Companhia.
Devido à questão estrutural e dificuldade de acesso à unidade nos períodos chuvosos, constatou-se a necessidade de construção de um novo reservatório cilíndrico para substituição das ETAs antigas.