Setores de embarque e desembarque de passageiros e despacho de bagagens deverão ter intervenções nos primeiros 36 meses | Fot Jairo Chagas
Com concessão para iniciativa privada, aeroporto de Uberaba deve receber R$267,5 milhões em investimentos dentro de 30 anos. O montante é o quinto maior entre os 11 terminais do bloco encabeçado pelo aeroporto de Congonhas.
Investimentos nos Aeroportos Terminal Valores Congonhas R$ 3,3 bilhões Uberlândia R$ 438,1 milhões Campo Grande R$ 377,6 milhões Santarém R$ 278,6 milhões Uberaba R$ 267,5 milhões Ponta Porã R$ 234,2 milhões Montes Claros R$ 216,5 milhões Corumbá
R$ 192,6 milhões Carajás R$ 168,2 milhões Altamira R$ 151 milhões Marabá R$ 131,2 milhões Total R$ 5,8 bilhões
Segundo dados do estudo de viabilidade técnica e econômica da sétima rodada de concessões do Ministério da Infraestrutura, 85% do investimento no aeroporto local deve ser feito já nos primeiros cinco anos de contrato. Com isso, a nova concessionária injetará R$227 milhões no terminal de Uberaba até 2027.
De acordo com as informações disponibilizadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o contrato prevê nos primeiros 36 meses intervenções para ampliar a capacidade da estrutura para o embarque e desembarque de passageiros e, também, de despacho de bagagens no terminal de Uberaba, observando a demanda de projeto mínima de 220 passageiros por hora.
Os investimentos previstos também são para adequações na infraestrutura para que a pista do aeroporto local possa receber aeronaves da categoria 3C. Além dos ATR-72 já vistos no terminal, essa modalidade inclui aviões maiores, como o Airbus A318 e o Boeing 737-700.
Conforme o contrato, se as adequações de infraestrutura demandarem a construção de uma nova pista de pouso e decolagem, a obra tem de estar concluída e operacional em até cinco anos após a data de eficácia do contrato.
Recursos. Dos 11 aeroportos do bloco, Congonhas terá o maior investimento da concessionária. Serão R$3,3 bilhões em 30 anos. O terminal de Uberlândia terá a segunda maior fatia, com previsão de receber R$438,1 milhões no período. Desse total, R$315 milhões serão aplicados nos primeiros cinco anos.
O estudo de viabilidade técnica e econômica aponta que R$920 milhões estão previstos para os três aeroportos localizados em Minas. Além de Uberaba e Uberlândia, Montes Claros deve receber R$216,5 milhões, sendo R$150 milhões nos primeiros cinco anos da concessão.
Elisa vai discutir projeto do terminal internacional com a concessionária
Projeto do aeroporto internacional do Triângulo Mineiro deverá ser discutido com a empresa que arrematou o bloco onde estão os terminais de Uberaba e Uberlândia. A informação é da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), que falou sobre o assunto em entrevista recente à Rádio JM este mês.
Para a chefe do Executivo, a viabilização do aeroporto internacional demandaria que os dois terminais já em operação dentro das cidades de Uberaba e Uberlândia fossem desativados. Por isso, é fundamental um posicionamento do grupo que comprou o lote sobre a situação. “A iniciativa privada, uma vez dona, vai poder tomar essa decisão sobre esses dois aeroportos”, salientou.
Questionada, Elisa informou que aguardava o resultado do leilão e a consolidação da privatização para tentar iniciar as tratativas com a nova empresa em torno do projeto referente ao aeroporto internacional.
Sem concorrência, o grupo espanhol Aena Desarrollo Internacional arrematou o bloco de aeroportos que inclui os terminais mineiros de Uberaba, Uberlândia e Montes Claros. O vencedor foi o único a entregar proposta no leilão do lote encabeçado pelo aeroporto de Congonhas (SP).
O grupo espanhol pagou R$2,45 bilhões para assumir a administração dos 11 aeroportos do bloco. A oferta da Aena, que já opera seis aeroportos no Nordeste do país, representou um ágio de 231% sobre o lance mínimo de R$740 milhões definido no edital do certame.