A previsão de início de entrega das obras no programa estabelecido para a utilização dos recursos é para o ano que vem
Previsão do primeiro desembolso foi revelada durante missão técnica do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que concede o empréstimo (Foto/Divulgação)
Uberaba terá até outubro para solicitar o primeiro desembolso do empréstimo de US$72 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O cronograma ficou estabelecido durante reunião de missão técnica e a Prefeitura de Uberaba.
A previsão é de que as obras comecem a ser entregues à comunidade a partir do próximo do ano, com conclusão de todo o programa até 2030, devido à amplitude dos projetos. A captação de água no rio Grande é o principal investimento. O programa contempla obras de segurança hídrica, saneamento, mobilidade urbana e preservação ambiental.
A maior parte dos US$72 milhões (estima-se 80%) será aplicada na captação de água no Rio Grande e na construção de novas estações de tratamento de água e de esgoto. O programa prevê também, entre outras obras, a revitalização da rua Arthur Machado e de entradas da cidade, a construção e reforma de parques urbanos e a implantação de nova estrutura cicloviária.
“Hoje, nós demos mais um grande passo nesse salto de desenvolvimento sustentável para o nosso Município. Agora é hora de avançar com os projetos, preparar as licitações e acompanhar cada detalhe com responsabilidade”, afirmou a prefeita Elisa Araújo.
A missão trouxe a Uberaba o executivo sênior do CAF José Rafael Neto, dois representantes da Gerência de Desenvolvimento Urbano, Água e Economias Criativas (GDuaec) - Paulo Rodrigues e Diego Vettori - e a representante da Gerência de Ação Climática e Biodiversidade Positiva (GACBP) Cecília Guerra.
Durante o dia, os membros do CAF e gestores municipais discutiram, no Centro Administrativo, o planejamento operacional e administrativo para a execução do programa. Os executivos esclareceram dúvidas dos técnicos da Prefeitura sobre os procedimentos de desembolso dos recursos, enquanto o Município apresentou o atual estágio de preparação das licitações das obras.
A assessora especial de Captação e Parcerias da Prefeitura e coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), Érika Cunha, reafirmou o prazo estabelecido para que o município solicite o primeiro desembolso, até outubro.
“A previsão é de que as obras comecem a ser entregues à comunidade a partir do próximo do ano, com conclusão de todo o programa até 2030, devido à amplitude dos projetos”, ressaltou Érika.