Jovem de 19 anos foi detido por comunicação de falso crime ou contravenção penal. A prisão aconteceu na Base de Segurança Comunitária (BSC), na praça Carlos Gomes. Ele chegou a informar e dar causa para diligências alegando que havia sido assaltado e que haviam levado seus documentos e celular, mas acabou confessando que, na verdade, queria o registro de roubo para tirar novos documentos sem recolher as taxas do Estado.
De acordo com o que apurou o Jornal da Manhã, o jovem compareceu na BSC da Carlos Gomes, informando que havia sido vítima de roubo na avenida São Paulo, próximo ao Tiro de Guerra.
Disse ainda que o assaltante era um homem que estava em motocicleta, portando arma de fogo e que havia levado seu aparelho celular e a carteira com todos os documentos, evadindo-se em seguida, no sentido ao bairro Boa Vista.
Os policiais militares da BSC da praça Carlos Gomes identificaram a suposta vítima como autor de roubos em datas pretéritas e passaram a fazer algumas perguntas, sendo que o jovem entrou em contradição por várias vezes, sempre mudando de local, data e horário em relação à falsa ocorrência.
Ele foi questionado sobre o motivo de não ter acionado a Polícia Militar após o assalto. Ele simplesmente disse que não se lembrou de acionar o 190.
Cansado das contradições, o jovem acabou confessando que não havia acontecido nenhum assalto. Estava tentando registrar a ocorrência de roubo para retirar a identidade sem realizar o pagamento de taxa.
Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, o jovem assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer no Juizado Especial Criminal quando intimado, sendo liberado em seguida.