ARTICULISTAS

Placa devolvida

O perspicaz Dr. João D’Amico dita que nós, os Joões, não somos bobos, e o sensível Dr. João Rodrigues Ferreira evidencia que temos o “coração aberto”. Concluo: todo João usa a razão

João Eurípedes Sabino
Publicado em 07/08/2009 às 21:15Atualizado em 20/12/2022 às 11:20
Compartilhar

O perspicaz Dr. João D’Amico dita que nós, os Joões, não somos bobos, e o sensível Dr. João Rodrigues Ferreira evidencia que temos o “coração aberto”. Conclu todo João usa a razão. Rimou, mas é verdade.

O autor deste texto, também João, nunca entra num lugar, seja ele qual for, atraído só pelo seu visual, suntuoso ou não. Detalhes às vezes desprezíveis sempre me saltaram aos olhos. Valores materiais não me chamam tanto a atenção quanto os imateriais. Veremos isso a seguir.

A placa de granito preto contendo letreiro e o rosto em bronze do ex-presidente Eurico Gaspar Dutra não estava mais na sede local dos Correios no dia 10/07/2009, quando inauguramos o seu restauro. Essa ausência tocou-me fundo e, depois de reivindicá-la ali mesmo, retirei-me do recinto. O Jornalista Wellington Cardoso Ramos noticiou o fato. Recebi depois várias mensagens de apoio. E não era para menos. A bela relíquia estava ali na parede do saguão desde o ano de 1955.

Não cruzei os braços. Reivindiquei a volta daquele nosso “brasão histórico” junto ao Diretor Regional Dr. Rodrigo Felippe Lisboa e Dra. Rose Cará, Assessora de Comunicações da ECT em Minas Gerais (BH). Tudo fiz em nome de Uberaba e, em especial, dos abnegados funcionários que trabalham ou passaram por aquela casa.

Esperei ansioso o resultado dessas gestões e, no dia 04/08/2009, recebi ofício da Empresa de Correios e Telégrafos dando conta de que a placa fora devolvida à sua antiga morada. Ela está exposta num ambiente cultural, próprio à visitação pública. Ao visitá-la, fui recebido por Dra. Viviane Gomes Luz e Dr. João Francisco de Sousa. O majestoso brilho daquele objeto é o espelho da nossa história. Juscelino Kubitschek, na sua modéstia, passou diante dela mais de uma vez.

A antiga placa recolocada nos Correios não representa uma simples devolução, e sim um atestado eloquente de que a história de Uberaba e região foi realmente respeitada. Parabéns, ECT!

(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por