“Feito uma criança que ao caminhar sobre terra batida lhe agrada catar os seixos reluzentes no chão; sempre me agradou também compilar frases vindas
“Feito uma criança que ao caminhar sobre terra batida lhe agrada catar os seixos reluzentes no chão; sempre me agradou também compilar frases vindas ao meu sentir em correspondência a algo que vi ou vivi”. Esta introdução consta do livro “PALAVRAS E ALGO MAIS...”, que, dia 16/03/10, no Cine Municipal Vera Cruz, alunos de escolas estaduais e municipais me ajudaram a lançar.
Ganhei uma oportunidade rara como, aliás, sempre achei rara qualquer oportunidade. Contei um pouco de minha vida, meus percalços, lutas e conquistas para aquele público adolescente composto também por adultos voltados à cultura. Fui pego de surpresa quando abri o ensejo para que três alunos me formulassem perguntas e me vieram vinte. A emoção me levitou quando os alunos Hugo Amâncio e Kelvin de Almeida declamaram o poema “Puxão de oreia”, que escrevi quando assisti a um caboclo chorando a morte da natureza. Thiago Batista e Israel Frank acompanhando-os, arrasaram ao violão. Nicodemos, Rey Gaspar e uma viola “xonada”, fazendo-me surpresa, me levaram às lágrimas com a música “O carro e a faculdade”.
Ao fazer um contraponto entre quase quatrocentas frases “pra pensar” da obra lançada e o histórico do desenho urbanístico da Pomba da Paz em nosso mapa, pude constatar mais uma vez que: os jovens estão sempre à procura de boas referências. Pena é que, do despertar ao adormecer eles são levados a desvalorizar as próprias riquezas internas. São sempre as vítimas do sistema.
Devo aqui reconhecer o trabalho da zelosa equipe montadora daquele aparato. Ela me permitiu mostrar que nunca deixei de ser criança, aliás, o Guarda Mirim oportunizado por Núncio Bordon e Wilton Cardoso. Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Fundação Cultural, Biblioteca Bernardo Guimarães, Academia de Letras do Triângulo Mineiro; Escolas Municipais/Estaduais: Minas Gerais; N. Sra. Abadia; Niza Marquez Guaritá; Frei Eugênio; Maria Lourencina Palmério e Colégio N. Sra. das Graças, entidades culturais e de ensino que se fizeram presentes.
E lembrar que tudo isso começou com um simples convite de Lídia Prata para escrever nesta página... É muito pra mim...
(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro