O que você lê? O que esta leitura está lhe proporcionando?
O que você lê?
O que esta leitura está lhe proporcionando?
Sim, porque a leitura, devidamente compreendida e interpretada, permite ao indivíduo descobrir outras perspectivas.
Lendo, o sujeito tem a possibilidade de enxergar o mundo com o olhar dos personagens, ou seja, ver a realidade com olhos diferentes dos seus.
E a fantasia?
A literatura desperta a fantasia - faculdade de imaginar, de criar pela imaginação - uma necessidade humana. A literatura, além da fantasia, desenvolve também a fabulação - capacidade de romancear fatos, de contar histórias e de aprender lições morais nas leituras. Não é fantástico?
E a poesia?
A poesia, composição em versos com associações harmonizadas de palavras, ritmos e imagens, geralmente de pequena extensão, mostra ao leitor a sua “incapacidade de expressar tudo o que sente”.
A literatura amplia o vocabulário e conhecimento da pessoa. Usa-se um certo número restrito de palavras no dia a dia, que se aprende oralmente. Desta forma, toda linguagem, todo vocabulário que se adquire a mais são aprendidas através de textos escritos. O indivíduo que não lê, não apresenta progresso nessa aprendizagem e, não dominando os discursos, é dominado pela fala alheia, o que o fragiliza. Isso, desde a infância.
O sentimento que uma obra de arte, ou uma obra literária causa é a emoção estética. Tal como a obra de arte que diz algo ao seu observador, que muitas vezes ele não sabe expressar com palavras, a literatura e especialmente a poesia, provocam reações e sentimentos inexplicáveis ao leitor. Nos dias atuais, em tempos de redes sociais e textos sintéticos, é interessante que seja explorado pelos professores em sala de aula, a emoção tão presente nas poesias. Eis um exemplo, na poesia Avesso de Roseana Murray:
Quem sou eu e meu avesso?
Que urdiduras na sombra,
Que tramas secretas num quarto escuro de mim?
Quem sou eu quando durmo
Ou quando de olhos abertos me arremesso para o futuro
Saltando sobre ilhas e desertos?(...)
Além da emoção, a importância da literatura se revela no autoconhecimento, uma das características da literatura.
Aqui, neste território verde e amarelo, a literatura brasileira tomou para si o desafio de compreender a cultura e o povo brasileiro.
A experiência de ler proporciona ao indivíduo, criança ou adulto, experiência e conhecer ambientes desconhecidos, o que lhe permite inúmeras percepções.
Literatura é também base para construção de si mesmo.
(*) Psicóloga