JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de março de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Com menos de 500 mil habitantes, Uberaba é a única a contar com BRT

Em todo o mundo, mais de 32,8 milhões de pessoas são beneficiadas diariamente por mais de 400 corredores

19/08/2018 - 00:00:00. Última atualização: 19/08/2018 - 00:23:52.

Foto/André Santos/BRT


No Brasil são 24 projetos do BRT que estão em operação, que somam quase 1,5 mil quilômetros de corredores

Em todo o mundo, mais de 32,8 milhões de pessoas são beneficiadas diariamente por mais de 400 corredores dedicados ao Sistema BRT/Vetor (Bus Rapid Transit - Ônibus de Trânsito Rápido). No Brasil, até janeiro de 2018, 18 estados e 29 cidades somam 90 projetos com 1.457,4km de extensão. Desse total de empreendimentos, 24 estão em operação, 22 em obras e 44 em fase de projetos que priorizam o transporte urbano por ônibus em sistemas BRT. 

Uberaba é destaque por ser a única cidade com menos de 500 mil habitantes a contar com esse tipo de sistema de transporte coletivo, o que garante planejamento para seu crescimento quanto à mobilidade urbana.

Dados da WRI Brasil pontuam Uberaba como uma das cidades de maior relevância, atendendo mais de 22% de toda a população local. Os dois novos eixos trarão para Uberaba maior visibilidade, avanço e garantia de um transporte coletivo encontrado nas principais cidades do mundo e que são referência quando o assunto é mobilidade urbana.

O sistema BRT/Vetor em Uberaba teve sua eficiência e qualidade comprovada pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, que esteve na cidade em abril de 2016, atestando e avaliando a qualidade do transporte público local, levantando informações como infraestrutura, planejamento e a interface nas estações. Com uma avaliação positiva, Uberaba recebeu o Selo Prata, referente ao Padrão de Qualidade de BRT. 

Além de Uberaba, as cidades de Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Belém (PA) já contam com corredores BRT em operação.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia