ARTICULISTAS

JK em Uberaba-MG

Ataliba Guaritá Neto nosso maior cronista, diante dos fatos a seguir, por certo diria como sempre disse: “Uberaba está em todas!”. Ele tem razão diante da posição exclusiva

João Eurípedes Sabino
Publicado em 08/01/2010 às 21:13Atualizado em 20/12/2022 às 08:40
Compartilhar

Ataliba Guaritá Neto nosso maior cronista, diante dos fatos a seguir, por certo diria como sempre disse: “Uberaba está em todas!”. Ele tem razão diante da posição exclusiva que Uberaba ocupa no Memorial JK em Brasília, onde Juscelino Kubitschek repousa eternamente. Dentre todas as 5.564 cidades brasileiras, a nossa foi premiada.

Eis a história: no dia 10/09/2003, uma delegação de uberabenses ligados à cultura e liderados pelo nosso incansável Dorival Luiz Cicci, entregou à Diretora de Eventos daquele Memorial, Dra. Cirlene Ramos, um belo painel contendo fotos tiradas pelos fotógrafos Prieto e Shroden, que ilustram a boa convivência de JK com Uberaba. Voltei ali outras vezes e não vi aquela obra de arte, mas por discrição evitei perguntar onde ela se encontrava.

Retornando àquele recinto no dia 03/01/2010, não me contive e indaguei aos funcionários Júlio Xavier da Silva e Marta Maria Batista de Abreu, se eles teriam informações sobre o nosso mimo ali depositado. “Sim temos. O senhor poderia me acompanhar?”; respondeu-me essa última. Do ponto onde estávamos ao local da surpresa, passou menos de um minuto. No hall nobre de entrada das autoridades que visitam o Memorial JK, está o nosso presente em madeira de lei e vidros! Um detalhe; Uberaba é a única cidade recepcionista naquela portaria. No topo do quadro de 1,00m x 2,00m, está a legenda em destaque impossível de não ser vista: “JK  EM  UBERABA-MG”.

 Não segurei as lágrimas e lembrei-me dos uberabenses bairristas que “morrem” pela terra de Major Eustáquio. Neste texto conclamo aos nossos conterrâneos que moram ou não em Brasília, para que visitem ali um pedaço do seu torrão natal. Reconheci numa das fotos, dentre várias pessoas, o menino José Eustáquio dos Santos, meu colega de infância que, postado atrás do capitão PM Lises de Melo, mirava JK caminhando em comitiva e acenando para o povo. Recordei-me de autoridades que em 2003, descumpriram o compromisso de ajudar para estarmos hoje marcando presença destacada naquele belíssimo Memorial.

A direção daquela Casa Cultural merecerá alguma homenagem de Uberaba? Eu gostaria de dedicar crônicas à(s) autoridade(s) que se habilitasse(m), e ainda pediria aos meus pares articulistas para que também o fizesse.

Site do Memorial JK: www.memorialjk.com.br.

 

(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por