Governo mineiro decretou ontem situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de doenças respiratórias no Estado, principalmente em crianças menores de cinco anos. O documento assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) tem validade de 180 dias.
De acordo com o decreto, a situação de emergência foi declarada porque o aumento dos diagnósticos pediátricos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ultrapassou a média estadual em várias regiões, como Montes Claros, Governador Valadares, Januária, Diamantina, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte.
Leia também: Médico viraliza ao mostrar pedras nos rins retiradas de paciente que bebia refrigerante todo dia
O texto ainda afirma sobre a necessidade de reorganização imediata da rede de atenção e intensificação das ações de vigilância e prevenção.
Com isso, o decreto prevê a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde, que vai atuar na coordenação e monitoramento das ações durante o período de emergência.