ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Associação dos Juízes Federais do Brasil elege primeira mulher para a presidência em mais de 50 anos

Juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira assumiu o comando da Ajufe e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo na entidade

Publicado em 13/06/2026 às 16:31
Compartilhar

(Foto/Ajufe/Divulgação)

Pela primeira vez desde sua criação, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) será presidida por uma mulher. A juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira assumiu o comando da entidade nesta semana, marcando um momento histórico para a representação da magistratura federal no país.

A Ajufe reúne magistrados da Justiça Federal e atua na defesa das prerrogativas da categoria, além de participar de debates sobre o funcionamento do Judiciário e propostas relacionadas ao sistema de Justiça.

A chegada de Ana Lya à presidência ocorre após mais de cinco décadas de existência da associação sem que uma mulher tivesse ocupado o cargo máximo da instituição.

Ao assumir a função, a magistrada passa a representar juízes federais de diferentes regiões do país e a conduzir as pautas institucionais da entidade durante seu mandato.

A eleição também reforça o avanço da participação feminina em espaços de liderança dentro do sistema de Justiça brasileiro, historicamente ocupado majoritariamente por homens.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por