O que é violência psicológica?
O que é violência psicológica?
A violência psicológica é uma forma de brutalidade que atinge o autoconceito, a autoimagem e a autoestima de alguém. É gerada em diversos contextos em que há desnutrição psicológica. A desnutrição psicológica é um processo desenvolvido em que o casal viveu a infância e cresceu. A gravidade desta desnutrição relaciona-se com as rupturas dos vínculos familiares. Esta violência que não atinge organicamente de forma visível atinge de forma grave o espírito do indivíduo.
Segundo a filósofa Marilena Chaui, a violência é deliberada como uma relação de força qualificada em um polo pela dominação e no outro, pela coisificação, que aponta a atitude de quem detém o domínio de anular o outro na sua condição de sujeito, ao querer submetê-lo à sua vontade. Em casais, a dominação masculina pode ser exercida pela opressão física da mulher, e a dominação feminina pode ser praticada pela desqualificação das competências sexual e profissional do homem. Assim, a violência conjugal, também, sucede em todos os níveis socioeconômicos, porém é exacerbada no segmento de baixa renda à medida que as dificuldades financeiras, a miséria e as desestruturações familiares favorecem alterações psicológicas, como, por exemplo, a instabilidade no humor, comportamentos agressivos, espancamento, brigas, entre outros.
Há diferentes formas de masculinidade e feminilidade. Há homens que se mantêm no lugar de poder e dominação e continuam desfrutando dos privilégios da sociedade patriarcal, enquanto outros, ao lado das mulheres, lutam para mudar essa ordem e construir relações mais democráticas e igualitárias. No entanto, ver um homem reconhecer a fragilidade, admitindo ser agredido e dominado pela mulher e tornar isso público, por meio de uma denúncia policial, é algo novo, impensável há alguns anos, mas possível nos dias atuais, assim como presenciar uma mulher refutando os padrões manipulativos de seu companheiro.
Quando o casal não realiza mais o diálogo, e o desinteresse e o desamor se instalam, o homem ou a mulher, ou ambos, passam a ser considerados desagradáveis e incômodos. Surgem as cobranças que se transformam em conflitos. Surge a violência.
O que é necessário fazer perante atos violentos? É necessário eliminar o medo. O que urge atualizar ante a violência física ou psicológica? Urge atualizar a coragem de reagir.