Timidez é um bloqueio à expressão, uma dificuldade de assumir-se e mostrar-se verdadeiramente
Timidez é um bloqueio à expressão, uma dificuldade de assumir-se e mostrar-se verdadeiramente. Uma pessoa é extrovertida quando sua energia é orientada predominantemente para fora, para o mundo externo. É, ao contrário, introvertida quando essa energia é predominantemente orientada para dentro, para o interior da pessoa.
Introversão não é o mesmo que timidez. De forma geral, entretanto, as pessoas introspectivas costumam receber o rótulo de tímidas e são muitas vezes desvalorizadas por essa condição.
Vistos como problemáticos, isolados, de difícil relacionamento, os introvertidos tendem a se perceber também de forma negativa e muitas vezes tentam ser extrovertidos. Extroversão, culturalmente, transformou-se num valor, num bem a ser adquirido, numa aspiração. O mercado de trabalho, altamente competitivo, que busca profissionais com perfis de liderança geralmente atribuída aos extrovertidos, contribui para esse pensamento.
A timidez não tem relação direta com introversão ou extroversão, podendo aparecer nos dois tipos, e não é uma prerrogativa dos introvertidos. Ambos os tipos podem apresentar dificuldades com a exposição de si mesmo. Acontece bastante que extrovertidos, por dificuldades internas, pouco ou nada revelam de si mesmos, adotando comportamento falante e brincalhão, camuflando a timidez. Muitas vezes são superficiais na comunicação e nas relações interpessoais, tendo dificuldade de enfrentar questionamentos mais profundos. Sem dúvida alguma, apesar de não demonstrarem, apresentam também inseguranças, baixa autoestima, mas, ao contrário dos introvertidos tímidos, ocultam a timidez.
Timidez é um bloqueio à expressão, uma dificuldade que a pessoa tem de se expor, acompanhada frequentemente de baixa autoestima. Tem características de complexo, pois envolve vários aspectos da psique do indivíduo.
A timidez e os sentimentos de baixa autoestima têm características de um complexo quando estão presentes na história de vida do indivíduo.
O que seria complexo?
Os conteúdos psíquicos afetivamente acentuados, isto é, os conteúdos que têm valor ou importância para a pessoa que os apresenta se denominam complexo. O complexo é constituído de um elemento central e vários elementos associados a este núcleo. Ao acontecer um fato especialmente significativo, afetivamente acentuado com o indivíduo, é gerada uma grande carga de energia psíquica que atrai para si vários conteúdos psíquicos em torno do núcleo central, formando o complexo.
A timidez não é nem simples e nem fácil de ser superada. Tem influência profunda sobre áreas diversas e significativas da vida das pessoas envolvidas. Interfere na percepção que o indivíduo tem de si mesmo e dos outros. Impossibilita a realização plena de seus potenciais. É um verdadeiro câncer psicológico com consequências, muitas vezes desastrosas. Deixa a pessoa vulnerável a uma avalanche de sentimentos destrutivos e atitudes impulsivas. Encarcera a criatividade e a espontaneidade. Mina as esperanças, os sonhos, a vitalidade, os desejos e os anseios, manifesta-se em depressão.
(*) piscóloga clínica