ARTICULISTAS

Falando de mães e filhos - II

Terceirizar a parte operacional dos cuidados com o filho deixa a mãe mais disponível para curtir o tempo livre

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 07/04/2011 às 19:13Atualizado em 20/12/2022 às 00:54
Compartilhar

Terceirizar a parte “operacional” dos cuidados com o filho deixa a mãe mais disponível para curtir o tempo livre de outras formas. Contar com a ajuda de outras pessoas aumenta as possibilidades sociais da criança, o que proporciona mais autonomia e faz com que ela conheça diversas formas de viver. Mas a presença dos pais, a participação e o acompanhamento de pai e mãe na vida e no desenvolvimento do filho são de primordial importância.

Cuidado com o cuidado!

Os filhos ficam sem um modelo de referência se a mãe repassa todas as tarefas cotidianas para outras pessoas. Essa atitude pode representar um tipo de fuga da maternidade. Se você terceiriza por não se achar competente, pode passar essa falta de confiança em si para a criança e fazê-la ficar insegura também.

Dar liberdade aos filhos é saudável e ajuda-os a criar autonomia e responsabilidade. Mães mais seguras não reagem com tanta ansiedade aos conflitos e não se desesperam com facilidade. Escutam os filhos antes de julgá-los e não impõem muitas regras. Aproveitam mais a vida em conjunto, curtem a compahia dos outros, deixando espaço para a espontaneidade.

Cuidado com o exagero!

Muita permissividade deixa a criança sem referência de autoridade, sem limites e com sensação de que não há ninguém no comando. Tranquilidade exagerada na educação pode se transformar em ausência, causar insegurança nos filhos e provocar uma sensação de que a mãe não está se preocupando o suficiente com eles.

O trabalho como interesse muito forte além da família é bom para  a autorrealização  da mãe e, por consequência, exemplo para os filhos, que acompanham a rotina de trabalho e aprendem desde cedo a valorizar conquistas. No futuro, eles terão uma boa visão sobre a importância de trabalhar e a busca pelo sucesso na vida. Entretanto, como não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo, a criança vai sentir falta da mãe. Atenção, se você passa o dia todo no escritório e ainda trabalha quando vai para casa, o filho pode pensar que não tem muito espaço na vida da mãe e que sua profissão é mais importante.

Cuidado com o controle!

As crianças precisam de espaço para tomar iniciativas e até errar. O controle excessivo pode deixar seu filho angustiado e ansioso, com a sensação de que não é capaz de fazer escolhas. Fique atenta, pois ele pode querer mandar em outras crianças ou o opost habituar-se a ser submisso.

Limites?

Impor limites dá aos filhos a noção de autoridade e permite que eles entendam o que é certo e o que é errado, de acordo com a visão e a educação dos pais.

Se as regras são estabelecidas de maneira objetiva, a criança tem mais recursos para saber como deve se comportar em cada situação.

(*) Piscóloga clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por