ARTICULISTAS

Falando de Filosofia da Informação - III

A Filosofia da Informação é um campo novo

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 06/03/2014 às 20:34Atualizado em 19/12/2022 às 08:45
Compartilhar

A Filosofia da Informação é um campo novo que se caracteriza como filosófico e se dedica à investigação crítica da natureza conceitual e dos princípios básicos da informação, incluindo sua dinâmica, utilização e ciência, e elaboração e aplicação de metodologias teóricas computacionais da informação a problemas filosóficos.

Ilharco evidencia, em seu livro Filosofia da Informação, que “a problemática da informação emerge intrinsecamente ligada à expansão tecnológica mais rápida da história, a das tecnologias de informação e de comunicação”. Para este filósofo, Ilharco, de uma forma determinada, a Filosofia de Informação não se constitui como método da verdade, mas da dúvida. Ou seja, uma determinada postura que contempla uma realidade apropriada pelo ser humano, na qual o conhecimento tenta ser conhecimento e a Ciência tenta unicamente ser Ciência.

Seguindo essa perspectiva, pode-se afirmar que a Filosofia da Informação configura-se como primogênita na reflexão e nos questionamentos dos vários assuntos e fenômenos. A Filosofia da Informação privilegia a informação como o seu tópico central, em detrimento da computação, porque ela analisa a última pressupondo a primeira. Por outro lado, a Filosofia da Informação trata da questão da computação apenas como um dos processos – e talvez o mais importante – em que a informação está envolvida.

Se realmente for assim, compreende-se como atribuição da Filosofia da Informação o modo de conceber a informação penetrando com certa profundidade em conceitos sobre o que é a informação propriamente dita. Dessa forma, a Filosofia da Informação não se preocupa em observar e questionar o que está aparente, o que é visível, ou seja, a informação de forma propagável, mas sim em realizar algumas indagações, como “de onde essa informação surgiu?” e “por quem ela se deu?”, o que nos faz perceber a importância do conceito antes do conceito.

Terá a Filosofia esquecido a questão da informação ao ter avançado para a questão do conhecimento?

Essas questões são tão novas e revolucionárias que poderão mesmo vir a contribuir para a emergência de um novo paradigma intelectual, filosófico e científico, que o que há de novo na Filosofia da Informação, e por isso a sua maior força e promessa é a possibilidade de, sob a perspectiva da informação, poder proporcionar a reflexão fundamental e crítica sobre os pressupostos, os métodos, as investigações, as descobertas, as dúvidas, os problemas e as soluções da maior parte das atividades científicas, comunicacionais, tecnológicas, culturais, sociais e profissionais das sociedades desenvolvidas.

(*) Psicóloga clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por