Qual a consequência desse aspecto negativo da sociedade
Qual a consequência desse aspecto negativo da sociedade da comunicação?
O resultado é a exclusão social e desintegração econômica de comunidades, de áreas urbanas, de regiões e de países inteiros. São consideráveis também as mudanças introduzidas no padrão de sociabilidade, contribuindo para que a relação dos indivíduos e da sociedade sofra fortes alterações, que ocasionam efeitos negativos sobre todos os domínios da atividade humana.
Assim, pode-se perfeitamente observar a estrutura da condição de reflexão na sociedade, de tal forma que se questiona como vislumbrar um mundo social que produz a cada dia mais informação, mas não se preocupa em refletir sobre como essa informação está sendo posta, propagada, recebida e manipulada. Essas questões demonstram um propósito muito amplo, pois é a partir dessas reflexões que se pode, futuramente, resolver problemas relacionados tanto ao gerenciamento da informação como ao seu conteúdo e à forma de atingir o receptor, visando prioritariamente a interação da informação na sociedade na qual se vive.
Qual é o significado do conteúdo informacional?
Para que serve a informação?
O que distingue a informação de fenômenos associados, como os dados, o conhecimento, a ação, as ideias, o ser, a diferença?
Várias definições implementadas admitem a informação como mecanismo de interação entre os seres humanos.
A informação, como interação social, só existe em movimento. Desse modo, é preciso que haja um criador e um receptor, observando seu impacto social. E, ainda, é importante pensar e refletir sobre a forma de procurar conhecimento, qualquer que seja o modo como se entende esse tipo de conhecimento e a natureza da informação.
O que é Filosofia da Informação? Floridi propõe refletir sobre a informação relacionada à lógica informática e computacional, na qual as teorias semânticas, matemática e comunicacional se apresentam como fundamentos imprescindíveis para o seu empreendimento.
Quais os valores inseridos na relação entre Filosofia e Informação?
A Filosofia da Informação não está naturalmente desamparada por outras Ciências; ela utiliza a crítica dos métodos, teorias e quadros conceituais que as Ciências da Informação, da Comunicação e da Computação desenvolveram ao longo dos tempos.
A Filosofia da Informação é uma área relativamente nova e que está à procura de seu reconhecimento formal como um campo de pesquisa filosófica, mas ela possui um grande potencial que é proporcionar uma reflexão de base, sob uma mesma perspectiva de fundo – a informação – sobre os pressupostos, os métodos, os problemas e as soluções de uma parte cada vez maior das atividades científicas, culturais, sociais e profissionais nas sociedades desenvolvidas.
(*) Psicóloga