ARTICULISTAS

Exemplo da caserna

Quem chega sempre atrasado vive na ilusão de que a hora marcada nunca vai chegar. Para muitos essa é a realidade. A caserna, onde a pontualidade é pedra angular

João Eurípedes Sabino
Publicado em 20/11/2009 às 21:17Atualizado em 17/12/2022 às 05:38
Compartilhar

Quem chega sempre atrasado vive na ilusão de que a hora marcada nunca vai chegar. Para muitos essa é a realidade. A caserna, onde a pontualidade é pedra angular, tem as suas histórias escritas pelos retardatários. Eis aqui uma das que anotei.

Numa grande unidade do nosso Exército, um militar vivendo alguns problemas particulares, foi contagiado pelo pernicioso vício de chegar atrasado. Todo dia, na chamada geral da tropa, lá vinha ele com seus quinze minutos de atraso. O chefe da sua seção, um compreensivo major de Artilharia, tendo extensas anotações sobre a impontualidade do subordinado faltoso ordenou a um capitão para chamá-lo em sua sala. Motiv uma conversa reparadora sobre a pontualidade.

Na hora marcada o convocado (primeiro-sargento com promoção em vista) quase chegou atrasado à sala do major. Apresentou-se ao chefe e  disse que estava ali para atendê-lo. “Sargento”, disse o major amigo. “Um dia fomos colegas de turma na ESA – Escola de Sargentos das Armas. Sei dos seus problemas e tenho sido condescendente consigo à espera de uma mudança sua quanto aos seus atrasos”. “Sim senhor major, estou tentando mudar, mas não consigo”, respondeu o 1º Sargento.

Segue o major aconselhand - “Na próxima segunda-feira estarei de férias e serei substituído pelo major J.P.F. Ele chegou aqui recente e não lhe conhece, portanto, cuidado”. Despediram-se major e sargento, tendo esse último feito várias promessas com o relógio.

Na dita segunda-feira, a tropa estava formada no pátio do quartel com o novo major presente e o sargento ausente. Ordem àquele subordinad quando chegasse deveria se apresentar detido por três dias ao oficial de dia, um 1º tenente. A tropa soube.

O choque ao retardatário foi grande, não adiantou lamentações e a sua promoção ficou pra depois... Aquela amarga experiência lhe marcou e valeu muito ao mesmo tempo. Nunca mais chegou atrasado.

Moral dos fatos: a hora marcada sempre chega, mesmo vivendo na ilusão de que ela nunca vai chegar...

(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por