- 70% do nosso colesterol é produzido pelo próprio organismo. Somente 30% é que vem da dieta.
- 70% do nosso colesterol é produzido pelo próprio organismo. Somente 30% é que vem da dieta.
- Os critérios usados para determinar a licitude ou ilicitude das drogas são mais culturais do que científicos.
- O número de acidentes e mortes causados por acidentes no trânsito caiu entre 30% e 40% desde o início da lei seca, em junho de 2008, segundo dados preliminares do Ministério da Justiça.
- O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
- O tabaco mata 5 milhões de pessoas por ano, mundialmente.
- O álcool é responsável pela morte de cerca de 2 milhões e meio de pessoas, anualmente, em todo o mundo.
- No Brasil, 1 em cada 4 casamentos acaba em divórcio.
- Após a separação de casais brasileiros, a guarda dos filhos fica com a mulher em 9 de cada 10 casos.
- O pior filme, segundo a avaliação de críticos e de espectadores, eleito em ranking feito pelo site americano Rotten Tomatoes, especializado em cinema, é a película Dupla Explosiva (Ballistic: Ecks vs. Sever), de 2002, estrelado pelo galã Antônio Banderas e pela pantera Lucy Liu. Este filme foi detonado pela crítica e pelo público – custou 70 milhões de reais e rendeu só 20 milhões de bilheteria.
- A planta mais destruidora é a Salvinia Molesta, uma planta flutuante nativa do Brasil que já se espalhou pelos quatro cantos do planeta. Ela é perigosa por vários motivos. Um deles é a rapidez com que se reproduz: em dois dias, a área ocupada pelas folhas dobra de tamanho, e em dois meses uma única muda gera nada menos que 67 milhões de descendentes! Essa velocidade toda faz com que o controle da praga seja quase impossível. A Salvinia Molesta ainda é capaz de proezas como entupir tubulações de usinas hidrelétricas e dutos de irrigação, além de matar populações inteiras de seres aquáticos ao obstruir a luz do sol com suas folhas e raízes.
- A profissão considerada a mais degradante é a de bhangis, na Índia. Por lei, o sistema de castas, que classifica as pessoas pelo grupo em que nasceram, foi extinto na Índia nos anos 40. Porém, ele influencia a sociedade local até hoje. Os “intocáveis”, como são conhecidos aqueles que não pertencem a nenhuma das tradicionais castas indianas, ainda realizam uma série de trabalhos considerados indignos por aqueles que ocupam os degraus mais altos da pirâmide social do país. Entre os intocáveis da Índia, os que têm os piores trabalhos são os bhangis. Cabe a eles limpar os excrementos – sem nenhum tipo de proteção no corpo, nem mesmo luvas – dos buracos onde boa parte dos indianos lança seus dejetos. É que banheiros com vasos sanitários ainda são artigos de luxo em muitas regiões deste país.
- Um estudo das Universidades Harvard, nos Estados Unidos, e de Surrey, na Inglaterra, atesta que os mais velhos precisam dormir cerca de uma hora e meia a menos que os jovens. Dormir menos de cinco horas por dia ou ter insônia é indício de problema para pessoas maduras. E a insônia é um distúrbio que merece ser investigado e tratado. Se o sono não é reparador, ou o indivíduo sente dificuldade para dormir à noite, ele terá sonolência diurna. Quanto mais idade, menos sono, conforme a média de horas que as pessoas dormem em diferentes fases da vida: bebês devem dormir entre 16 e 18 horas por dia; crianças, cerca de 10 horas por noite; adultos, entre 7 e 8 horas por noite; acima de 65 anos entre 5 e 7 horas por noite. Como é que está o seu sono, todas as noites, atualmente?
(*) Psicóloga clínica