ARTICULISTAS

Estatísticas Interessantes

Quem nasceu 100% surdo, mas foi educado com a língua de sinais

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 10/04/2014 às 19:27Atualizado em 19/12/2022 às 08:14
Compartilhar

• Quem nasceu 100% surdo, mas foi educado com a língua de sinais, irá pensar com os gestos feitos para emitir cada mensagem. “Ao aprender a língua de sinais, o surdo passa a associar imagens aos sinais, da mesma forma que o ouvinte associa imagens aos sons da fala”, explica Olga Freitas, coordenadora de Pós-graduação em Educação Especial da UCB. Quanto aos que nunca foram expostos à língua de sinais, não se sabe exatamente como seu cérebro funciona em termos de linguagem. Quem apresenta algum nível de audição e estabeleceu a Língua Portuguesa como seu código de comunicação vai pensar em português.

• A maior parte do que jogamos fora vale muito – um potencial de R$ 8 bilhões por ano, ainda pouco explorado. O reaproveitamento dos resíduos gera economia para o País e diminui a pressão sobre o meio ambiente, pois poupa recursos naturais e energia. 766 cidades brasileiras, 14% do total, contaram com a coleta seletiva em 2012. 18% do que é coletado, porém, não pode ser reciclado em função do descarte errado. Papel e papelão são os materiais mais coletados para a reciclagem, 45,9% do peso total. 95% de um produto eletrônico pode ser reaproveitado. Plástico e metal representam, muitas vezes, 70% a 80% do seu peso. A reciclagem das latinhas de alumínio chegou a 98% no Brasil, em função do preço do material. O lixo ganha valor somente quando é descartado corretamente.

• O país com mais ateus no mundo é a Suécia, onde 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em Deus. Esse foi o resultado da pesquisa Ateísm Taxas e Padrões Contemporâneos, do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman. Segundo ele, os suecos aprendem sobre cada uma das religiões na escola e são livres para escolher seguir ou não uma delas. E isso se repete na maioria dos países com alto índice de ateísmo. O estudo engloba ateus, agnósticos e não crentes em Deus e o ranking é baseado na porcentagem populacional de cada país. Enquanto os ateus negam a existência de Deus, os agnósticos garantem não ser possível provar a existência divina. Em seguida, vem o Vietnã, com 81% de ateus (população, 82,6 milhões, sendo 66,9 milhões ateus). O budismo e o taoísmo, religiões comuns no local, são vistos como uma tradição, e não como crença; Dinamarca, com 80% (população, 5,4 milhões, sendo 4,3 milhões ateus). Um levantamento da ONU aponta que países com boa taxa de alfabetização tendem a ser mais descrentes; Noruega, com 72% (população, 4,5 milhões, sendo 3,2 milhões ateus); Japão, com 65% (população, 5,2 milhões, sendo 3,1 milhões ateus). Em 2008, o pesquisador britânico Richard Lynn concluiu que países com alto QI são mais ateus. É o caso da população japonesa, que mantém a média 105, uma das mais altas já registradas; República Tcheca, 61% (população, 10 milhões, sendo 6,2 milhões ateus); Finlândia, 60% (população, 5,2 milhões, sendo 3,1 milhões ateus); França, 54% (população, 60,4 milhões, sendo 32,6 milhões ateus); Coreia do Sul, 52% (população, 48,5 milhões, sendo 25,2 milhões ateus).

(*) Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por