ARTICULISTAS

Estatísticas Interessantes

O estudo TIC Kids Online, realizado pelo Comitê Gestor Internet no Brasil (CGI.br) com 1.580 crianças

Sandra de Souza Batista Abud
sandrasba@uol.com.br
Publicado em 27/11/2014 às 20:22Atualizado em 17/12/2022 às 02:31
Compartilhar

O estudo TIC Kids Online, realizado pelo Comitê Gestor Internet no Brasil (CGI.br) com 1.580 crianças e adolescentes de 9 a 16 anos e igual número de pais, mostra que 68% dos pais acham que os filhos não passarão por situação de risco usando a internet. Engano. Entre as situações de risco que a internet oferece estão o cyberbullying e a exploração sexual. O coordenador de projetos de pesquisa do CGI lembra que os riscos são relativos e podem ser evitados. “O uso da internet não é prejudicial ou benéfico por natureza: depende de como é usada. Pode tanto ser um risco como uma oportunidade”, afirma. O grande desafio é, portanto, ensinar as crianças a utilizar a ferramenta de maneira segura, com controle. Pesquisas confirmam que a maioria das crianças já cresce aprendendo a teclar bem cedo. Um estudo da empresa de tecnologia Grisoft, que produz o AVG Brasil, divulgado em janeiro deste ano, com síntese de dados colhidos com 5.423 pais de dez países, chegou à surpreendente conclusão de que mais da metade das crianças de até 5 anos de idade sabe usar a internet, mas não consegue amarrar um cadarço. Especificamente sobre o Brasil, a mesma pesquisa mostrou que 54% das crianças entre 6 e 9 anos têm perfil no Facebook – com uso recomendado para maiores de 13 anos. Esse valor é três vezes maior que a média global, que é de 16%. 89% das crianças entre 6 e 9 anos são ativas on-line. As redes sociais voltadas para crianças (como a Webkinz e a Club Penguin, da Disney) estão crescendo em popularidade. 66% jogam naturalmente no computador, contra 58% que sabem andar de bicicleta.  50% das crianças entre 6 e 9 anos passam mais tempo conversando, jogando e interagindo em ambientes virtuais do que em outras atividades.

*Rir faz bem para a saúde! Gargalhar estimula as mesmas regiões do cérebro que são acionadas ao comer chocolate. Pesquisas mostram que rir reforça o sistema de defesa, além de melhorar a memória, a saúde do coração e aumentar a tolerância à dor. Rir também faz perder peso. Soltar o maxilar de 10 a 15 minutos por dia pode queimar até 40 calorias.

*Atenção, homens, o câncer de próstata atinge um a cada seis indivíduos. Aproximadamente 50% da população masculina brasileira nunca foi ao urologista e a Sociedade Brasileira de Urologia estima que 12 mil homens morrerão vítimas desse câncer, por descobrir o problema em estágio avançado. 12,6%, porcentagem que representa 1.365 pessoas, tiveram morte por câncer de próstata, número bem representativo considerado entre 10.841 mortes causadas por tumores no estado de Minas Gerais, no ano de 2012. Estima-se que neste ano serão registrados 1.990 novos casos de câncer masculinos.

(*) Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por