Gabi Guimarães, capitã da seleção brasileira de vôlei feminino (Foto: Divulgação/FIVB)
A seleção brasileira feminina de vôlei conheceu nesta terça-feira, 17 de dezembro, seus adversários da fase de grupos do Mundial de 2025. Ao todo, 32 seleções foram divididas em oito grupos de quatro. A competição será realizada na Tailândia, entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro.
A fase de grupos do Mundial será realizada em quatro cidades-sede na Tailândia: Bangkok, Chiang Mai, Nakhon Ratchasima e Phuket. A partir da fase eliminatória, as disputas ocorrerão exclusivamente em Bangkok.
No sorteio, realizado em Bangkok, a Federação Internacional colocou o Brasil como cabeça-de-chave do Grupo C, que terá sede em Chiang Mai e contará também com Porto Rico, França e Grécia. As duas melhores equipes avançam para a fase eliminatória.
Caminho do Brasil no Mundial de 2025
Vice-líder do ranking mundial, o Brasil busca seu primeiro título no Campeonato Mundial de Vôlei Feminino. Em 16 participações, a seleção acumula cinco medalhas: quatro de prata (1994, 2006, 2010 e 2022) e uma de bronze (2014).
Embora a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) ainda não tenha divulgado as datas específicas dos jogos da seleção feminina, é provável que as partidas da fase de grupos ocorram nos primeiros dias do torneio, entre 22 e 26 de agosto de 2025. A programação detalhada, incluindo datas e horários dos confrontos, deverá ser anunciada nos próximos meses pela entidade.
Um dos adversários do Brasil é Porto Rico, 16ª posição no ranking mundial. A equipe fará sua décima participação no torneio e a sétima consecutiva, tendo como melhor resultado o 12º lugar em 2022. Os destaques da equipe incluem a líbero Shara Venegas, a central Neira Ortiz e a levantadora Wilmarie Rivera.
Atual 19ª colocada no ranking mundial, a França retornará ao Mundial após 51 anos, realizando sua quarta participação na história. Sua melhor colocação foi o 7º lugar em 1952. A equipe conta com a ponteira Héléna Cazaute, a oposta Lucille Gicquel e a central Amandha Sylves como principais nomes.
Na 30ª posição do ranking, a Grécia disputará seu segundo Mundial, após estrear em 2002 com um 11º lugar. Jogadoras como a levantadora Lampriní Konstantinídou, a oposta Mártha Anthoúli e a ponteira Ólga Strántzali são os principais destaques, atuando na liga italiana.
Como será o Mundial de vôlei feminino 2025?
O Mundial de vôlei feminino 2025 será disputado entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro. No regulamento da competição, as 32 seleções são divididas em oito grupos com quatro países. Os dois melhores avançam para as oitavas de final. A partir daí, confrontos eliminatórios, o chamado mata-mata, até decidir os dois finalistas, em decisão programada para 7 de setembro de 2025, um domingo.
Os grupos do torneio feminino de vôlei no Mundial 2025 foram divididos da seguinte forma:
• Grupo A: Tailândia, Holanda, Suécia e Egito
• Grupo B: Itália, Bélgica, Cuba e Eslováquia
• Grupo C: Brasil, Porto Rico, França e Grécia
• Grupo D: Estados Unidos, República Tcheca, Argentina e Eslovênia
• Grupo E: Turquia, Canadá, Bulgária e Espanha
• Grupo F: China, República Dominicana, Colômbia e México
• Grupo G: Polônia, Alemanha, Quênia e Vietnã
• Grupo H: Japão, Sérvia, Ucrânia e Camarões