A medalhista olímpica Ida Álvares esteve ontem em Uberaba e proferiu palestra no auditório do Centro Administrativo. Ela falou sobre o Projeto Academias ao Ar Livre e Bicicletário, atendendo convite da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Duratex. Em seguida, a ex-jogadora de vôlei esteve nos estúdios da Rádio JM e participou do programa JM Esportes Primeiro Tempo.
Segundo Ida, as academias tem um foco de integração e também na saúde. Ela explicou que buscou informações sobre a utilização das academias na cidade, que em determinados horários tem instrutores a disposição para orientar a comunidade. “Isto é importante. Saber usar o aparelho adequadamente, além de ser um bom exercício, nos garante uma vida mais saudável”, disse.
O projeto das Academias Públicas ao Ar Livre é trabalhado, segundo ela, pela Organização Social Esporte Brasil - OSEB, através de conceitos da Organização Mundial da Saúde – OMS. Em Uberaba são 24 academias espalhadas em 14 praças.
Sobre o bicicletário, a medalhista olímpica contou de sua experiência em São Paulo, onde as ciclovias interligam importantes praças e parques da cidade. Ela afirmou que o bicicletário proposto pela Duratex, integrará o projeto das ciclovias que está sendo desenvolvido pela prefeitura de Uberaba, o que for reafirmado por Alan, que destacou que o projeto tem sido discutido, viabilizando sua implantação junto ao BRT, com funcionamento previsto para os finais de semana para fomentar o passeio ciclístico.