REGINALDO LEITE

#10 – GP da Bélgica – Antonelli vence em Spa e amplia domínio da Mercedes

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 21/07/2026 às 07:19
Compartilhar

(Foto/Reprodução)

Kimi Antonelli largou na pole position e, após um grande duelo com Charles Leclerc, venceu no último domingo o Grande Prêmio da Bélgica. Foi sua sexta vitória na temporada 2026 e também a sexta da carreira na Fórmula 1. Leclerc terminou em segundo, enquanto Max Verstappen fez uma corrida de sobrevivência para completar o pódio na terceira posição.

Ao contrário do que indicavam as previsões meteorológicas, a corrida foi disputada com pista seca durante toda a prova.

Antonelli largou bem, mas perdeu a liderança na tomada para a Eau Rouge e na sequência da Raidillon. No entanto, recuperou a ponta ainda no final da longa reta Kemmel, antes da freada para a curva Les Combes. Leclerc também aproveitou o momento e superou Verstappen, assumindo a segunda colocação.

Russel e Hamilton em que disputam o memo espaço (Foto/Reprodução)

Logo na primeira volta, Lewis Hamilton e George Russell se tocaram na disputa pela Les Combes. Russell abandonou a corrida imediatamente, enquanto Hamilton conseguiu seguir, apesar dos danos na lateral esquerda do carro. O incidente provocou a entrada do Safety – Car. e, posteriormente, Lewis recebeu uma penalização de cinco segundos pelo toque no ex-companheiro de equipe.

A prova foi reiniciada na quinta volta. Verstappen recuperou a segunda posição, mas em nenhum momento conseguiu pressionar Antonelli. O holandês foi o primeiro dos líderes a parar nos boxes e, após colocar pneus duros em sua RB22, perdeu rendimento em relação aos rivais diretos.

Hamilton protagonizou uma boa disputa com Oscar Piastri pelo quarto lugar. Mesmo obrigado a cumprir a penalização, o heptacampeão fez uma boa corrida de recuperação e levou a melhor sobre o australiano, que terminou em quinto.

Lando Norris também teve uma prova de recuperação. Depois de se classificar em terceiro, foi punido por troca de componentes da unidade de potência e largou apenas da décima primeira posição. Com uma estratégia diferente, utilizando pneus duros no primeiro stint, chegou a liderar a corrida durante o ciclo de paradas dos ponteiros e cruzou a linha de chegada em sétimo. Se não houvesse Cafety Car certamente ele se sairia melhor.

Outro piloto que merece destaque foi Isack Hadjar. Companheiro de equipe de Verstappen, ele largou no fim do grid devido à troca de componentes do motor. Ainda assim, fez uma ótima corrida e terminou na sexta colocação. O francês vem confirmando, etapa após etapa, que vive seu melhor momento desde que chegou à Fórmula 1.

O brasileiro Gabriel Bortoleto também teve um fim de semana bastante positivo. Cruzou a linha de chegada em oitavo lugar, conquistando seu melhor resultado na temporada e voltando a marcar pontos no Mundial. Um excelente desempenho para o piloto e para a equipe Audi, que ainda disputa sua primeira temporada na Fórmula 1.

Mercedes: domínio no campeonato, dúvidas na garagem

A Mercedes continua demonstrando ter o melhor conjunto da categoria. Além da excelente unidade de potência, a equipe segue se destacando pela eficiência na gestão de energia durante as corridas.

Entretanto, a situação do carro de George Russell começa a chamar atenção. Há várias etapas o inglês reclama da falta de desempenho, especialmente em velocidade de reta, mas também em alguns trechos de curva.

Na Bélgica, Russell voltou a afirmar que seu carro apresentava deficiência no sistema de recuperação de energia. Segundo ele, logo após a largada já havia pouca carga disponível e, por isso, sequer deveria estar disputando posição com Hamilton na freada da Les Combes.

É difícil acreditar que dois carros da mesma equipe apresentem desempenhos tão diferentes de forma tão constante. Se há realmente um problema técnico, a Mercedes precisa resolvê-lo rapidamente. Caso contrário, as especulações sobre um tratamento desigual entre seus pilotos continuarão crescendo no paddock.

George Russell abandona seu carro em Spa (Foto/Reprodução)

"Quando um piloto do calibre de George Russell reclama repetidamente do mesmo problema, é difícil acreditar que tudo se resume ao acaso. A Mercedes segue vencendo, mas a diferença de desempenho entre os dois carros começa a levantar mais perguntas do que respostas."

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana para o Grande Prêmio da Hungria, no travado circuito de Hungaroring, última etapa antes da pausa de verão da categoria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por