NO BICO DA CHANCA

A história do zagueiro Rafael, ex-USC

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 03/02/2023 às 20:03Atualizado em 06/02/2023 às 20:50
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

           A importante biografia de hoje na coluna é daquele zagueiro que jogou muita bola e se destacou, principalmente no Uberaba SC. Rafael Souza Bastos, filho de Rafael Bastos e Clara Silveira. Rafael nasceu na cidade de Nova Era-MG, no dia 16 de fevereiro de 1957. Rafael teve uma infância tranquila e soube aproveitar as brincadeiras da época. Ele fez muitas amizades e soube curtir os amigos. O zagueiro começou a carreira no Taguatinga Esporte Clube, em 1975. Não esquece dos seus primeiros treinadores, inclusive do grande e vencedor Domingos Barone, o Mingo. Mas Ernani Banana e Eurípedes Bueno, do Taguatinga Esporte Clube, deram aquela força no início de sua carreira e foi em busca de dias melhores no futebol. Rafael foi aquele zagueiro que chamava atenção, isso pela sua raça e bom futebol. No USC, ele jogou com Tim, Gilvan, Lobão, Figueiroa e Pimenta. Sobre bons jogadores que atuaram com ele, aponta e fala que teve o prazer de jogar com Toinzinho, no Uberaba SC, e Wagner, centroavante do América-MG. Perguntado sobre sua grande emoção no futebol, ele abre o coração e fala: “Foi aquela vitória do Uberaba SC sobre o Santa Cruz por 5 a 0. Fui eleito o melhor em campo e fomos para a Taça de Ouro de 1983. Fiquei emocionado e feliz”. Agora, fala sobre o momento ruim no futebol: “Foi quando quebrei o braço, isso no treino em “Boulanger Pucci”. Eu estava sendo negociado com o Palmeiras, e acabou não dando certo”. Falou que se não tivesse seguido o caminho da bola, escolheria ser biólogo. E foi contra o Guarani, de Divinópolis que marcou um golaço e foi também de suma importância. Como um zagueiro de qualidade, Rafael sempre se espelhou no bom futebol do argentino Passarella. E torce pelo Fluminense, o Tricolor das Laranjeiras. Outro momento feliz foi o nascimento da filha Paloma, aqui, em Uberaba, isso em 1981. E fala que era muito difícil ser um jogador profissional: tinha que ter disposição, vontade e saber jogar. “Eu sempre tive muita vontade”. Fala que Toinzinho foi seu ídolo. Ele diz que um momento de felicidade e religião foi ter conhecido Chico Xavier e a doutrina espírita. Fala ainda que não ganhou muito dinheiro com o futebol, época em que a inflação era alta e não dava para juntar dinheiro. Rafael foi convocado para defender a seleção mineira de 1984 e jogou por onze clubes, inclusive pela Universidade Católica, de Quito, Equador. Nos dias atuais, Rafael é aposentado. Está no segundo relacionamento, vive bem com Maria do Carmo Cordeiro, tem seis filhos e cinco netos. Completa dizendo que foi prazeroso a vida de atleta de alto nível, onde aprendeu muita coisa e tirou proveito. Recordar é viver, como foi bom recordar de você. É história que ninguém apaga... 

Com a camisa do USC (Foto/Divulgação)

 

Uma das formações do USC no início da década de 80 (Foto/Divulgação)

 

No Guará, de Brasília (Foto/Divulgação)

 

Rafael, quando jogava no Equador, com o neto (Foto/Divulgação)

 MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetros. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

       Papo entre Makarrão e Karrapixo:

--- Eu sou louco para passear na Europa, para ter a oportunidade de conhecer, Paris, Londres, Roma. E você?

--- No duro mesmo, eu gostaria era de viajar para o Oriente, para conhecer as Piranhas do Egito!

          

      Depois de ter carregado um cachorro que latia e esperneava na escada rolante do Shopping, Karrapíxo foi reclamar com o guarda:

--- Eu quero reclamar com o senhor sobre aquela tabuleta ali que diz: “Na escada leve cães no colo”. É um absurdo, eu gastei mais de cinco horas para encontrar este aqui!

      O Judeu Issac chega ao céu e pergunta ao Senhor:

--- O que significa um milhão de anos para o Senhor?

--- Um minuto.

--- E um milhão de euros?

--- Um tostão.

--- O Senhor, como sábio e bom, poderia me dar um tostão?

--- Posso, mas você vai ter que esperar um minuto...       

      Segundo David Augusto, no futebol local, tem muita gente “pé frio”, que pega resfriado até engraxando sapato...’                        

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Pelo Campeonato Carioca, Madureira e Portuguesa ficaram no empate em um gol. Mas quem tirou “a barriga da miséria” foi o Vasco da Gama, que fez 5 a 0 no Resende. Até Pedro Raul fez gols. Mas a surpresa foi mais uma derrota do Fluminense, que perdeu para o Voltaço por 1 a 0, com gol de Lelê.

Nesta sexta tem mais uma rodada pelo hexagonal do Sul Americano, que são jogos complicados: Uruguai pega o Equador; Colômbia encara o Paraguai. Mas o jogo que chama mais atenção é o confronto entre Brasil e Venezuela.

Interessante vai ser o Ciclo de Palestra de Formação de Treinadores de Futebol, elaborada pela Funel, que começa nesta segunda-feira (06). Três temas estão na pauta. Gente capacitada estará nas palestras. É uma ótima oportunidade.

Pessoas que conhecem irão ministrar palestras.  Luiz Alberto Medina, Pedro Medina, Felipe Nogueira, Diron Nunes, Ciro Chaban. Para completar, o mestre Doutor Constantino Calapodopulos. Será bastante interessante. O investimento de R$ 20.

“Pelé é um jogador especial, com ele começou uma nova era no futebol”. (José Luiz Garcia, cineasta espanhol). “Pelé é um mito. Todo jogador que ama o futebol, tem que se informar sobre ele”. (Zvonimir Boban, ex-jogador Croata). Pelé foi mesmo um Rei.

Neste sábado tem partidas pelo Mundial de Clubes. Os vencedores fazem a semifinal com Flamengo e Real Madrid. Certeza de que serão jogos importantes e emocionantes.

Neste sábado, o Carioca terá quatro partidas. Tem Bangu x Madureira, mas tem o confronto entre Boa Vista e o favorito Botafogo. A torcida do Fluminense espera uma reabilitação do clube diante do Audax. Depois vem Portuguesa e Volta Redonda. Na segunda-feira, o Nova Iguaçu encara o Vasco.

“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível. Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente” (Rivelino). “Pelé é onipresente. É a referência do Brasil. Em qualquer parte do mundo em eu esteja, ao constatarem que sou brasileiro, dizem Pelé”. (Antônio Carlos de Almeida Braga, banqueiro brasileiro).

E o Campeonato Mineiro tem a estreia do Ipatinga, que logo de cara enfrenta o Atlético: parada torta. O Democrata Jacaré espera morder no “Leão do Bonfim”. Pouso Alegre precisa de acordar diante da Patrocinense. Em casa, ou seja, Muriaé, Tombense recepciona a Caldense, do amigo massagista Miquilino.

E o primeiro clássico das Minas Gerais é entre América e Cruzeiro, jogo que deve lotar o Independência. O time estrelado começou o certame encontrando dificuldades. Já o Coelho emplacou duas vitórias, a primeira foi de goleada. Jogo sem favorito.

E o Paulistão, certame de nível superior, apresenta só jogos difíceis. Nos duelos do interior tem São Bento encarando o Mirassol; Ferroviária esperando pelo São Bernardo, Guarani precisando da vitória joga contra o Bragantino. Tem Ituano contra Água Santa. A Portuguesa, que está sofrendo, deve jogar tudo contra a Inter de Limeira.

Os grandes estarão em ação: São Paulo visita o Santo André; o Corinthians espera pelo Botafogo de Ribeirão Preto. Tem o clássico entre o ótimo time do Palmeiras encarando o desesperado Santos. Acredito em jogo equilibrado e pode dar Santos. TRAVA. 

TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatzapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por