CONEXÃO URBANA

Tem início o Conclave que definirá o futuro da Igreja após Francisco

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 07/05/2025 às 11:09
Compartilhar

Escravidão não!
O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-MG), Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da UFMG, OAB/MG, e contanto com o apoio da UNIPAC de Uberaba, promove no dia 13 de maio, às 18h30, o lançamento da “Caravana de Interiorização Contra o Trabalho Escravo”. O evento acontece na 14ª Subseção da OAB (Av. Maranhão, 1460) e visa fortalecer ações de combate à escravidão contemporânea.

Moral
A opção do TRT e do MPT em ter Uberaba como sede deste momento significativo é também um prêmio para o trabalho pioneiro da Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da UNIPAC de Uberaba, coordenada pela professora Nayara Beatriz (na foto sendo entrevistada na Rádio JM), que recentemente foi destaque no noticiário nacional ao participar do resgate de vítimas identificadas pela “Operação Novo Amanhã”. Denúncias via Disque 100 revelaram um uruguaio mantido por oito anos em trabalho forçado, vítima de agressões físicas e psicológicas. Ele chegou a ser tatuado com as iniciais de seus algozes.

(Foto/Reprodução/youtube.com/jornaldamanha)

(Foto/Reprodução/youtube.com/jornaldamanha)

Resgate
A ação prendeu três pessoas em flagrante por submeterem um cidadão uruguaio, homossexual, a condições degradantes de trabalho e restrição de liberdade. O caso inclui entre as vítimas da exploração uma mulher trans que sofreu AVC durante a condição, análoga à escravidão, a que foi submetida. Os investigados presos no Triângulo Mineiro durante a operação coordenada pela Polícia Federal (PF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho (MPT) são acusados de aliciar pessoas LGBTQIAPN+ com falsas promessas. O MPT destacou a "grave degradação humana", incluindo isolamento e extorsão, reforçando a urgência de iniciativas como a Caravana que será lançada na OAB/Uberaba no dia 13 de maio.

Acolhimento e Parcerias Acadêmicas
Após o resgate efetivado pela “Operação Novo Amanhã”, as vítimas passaram a receber assistência integral (médica, psicológica e jurídica) nas clínicas da Universidade Federal de Uberlândia e da UNIPAC de Uberaba, estruturas essenciais no enfrentamento ao trabalho escravo no interior de Minais Gerais. A Caravana de Interiorização Contra o Trabalho Escravo, ao integrar instituições e academia, busca expandir redes de proteção. O evento que acontece na 14ª Subseção da OAB reforça o compromisso de prevenir novos casos, combater a impunidade e garantir dignidade a grupos vulneráveis, em sintonia com as diretrizes do MPT e TRT3 para erradicar práticas análogas à escravidão.

À espera de um Papa
Após a despedida do Papa Francisco, primeiro sumo pontífice latino-americano, o mundo agora volta os olhos ao Vaticano para o conclave que elegerá seu sucessor. A eleição iniciada nesta quarta-feira (7), às 5h (horário de Brasília), oportunidade em que os cardeais participaram da missa “Pro Eligendo Pontifici”, ritual que antecede o processo sigiloso de votação na Capela Sistina, se dá em meio a um contexto global marcado por desafios sociais e divisões.

Expectativas
A escolha do novo líder da Igreja Católica carrega expectativas sobre continuidades ou rupturas no legado de Francisco (foto), especialmente em temas como justiça social e acolhimento a migrantes. O conclave, envolto em tradições milenares, definirá não apenas um nome, mas a direção da instituição em um mundo que se encontra em transformação acelerada. O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto reforça que este “é um momento ímpar na vida da Igreja, pois o Papa é responsável em definir o perfil da caminhada”.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Continuidade
Às 11h30 (horário de Brasília), os 133 cardeais votantes entrarão na Capela Sistina, marcando o início formal do conclave. Antes da votação, realizarão juramentos coletivos e individuais, um procedimento que reafirma o compromisso com o sigilo e a seriedade do processo. Dom Paulo reforça que o momento exige um Papa competente e de equilíbrio, com capacidade de aproximar os extremos: “Que seja alguém aberto ao diálogo, capaz de entender a Igreja como misericordiosa e que acolha a todas. Papa com perfil pastoral do Papa Francisco”, conclui.

Como será?
O padre Vitor Lacerda, Coordenador de Pastoral Adjunto da Arquidiocese de Uberaba, explica que a partir do início do conclave, os cardeais ficam isolados até a escolha do novo Papa. Na tarde desta quarta-feira (7) acontecerá apenas uma rodada de votação: “Para ser eleito são necessários dois terços dos votos dos 133 cardeais eleitores, ou seja, 89. A expectativa é que a primeira fumaça deve aparecer após as 19h (14h, no horário de Brasília) na chaminé da Capela Sistina. A Cor será preta, se não houver consenso, e branca, quando o novo Papa for escolhido.

A Igreja
Monsenhor Célio Pereira Lima, Vigário Geral da Arquidiocese e administrador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e de Santo Antônio e São Sebastião (Catedral Metropolitana de Uberaba) completa que “quando se fecham as portas da Capela Sistina para a eleição do novo Papa abrem-se os corações de toda a humanidade na expectativa de um novo sucessor de Pedro”. O sacerdote reforça que neste momento as orações estão voltada para o Espírito Santo para que seja eleito um sumo pontífice capaz de responder aos desafios institucionais, mas também às angústias e esperanças do povo cristão em um mundo a cada dia mais complexo.

Reconhecimento
A Câmara Municipal de Uberaba aprovou, na sessão de terça-feira (6), o Requerimento nº 01409/2025, proposto pelo vereador Marcos Jammal, para conceder o Diploma de Honra ao Mérito a José Fernando dos Santos. Advogado e ex-conselheiro da OAB/BA, Santos é reconhecido por sua atuação em direitos humanos, com ênfase no combate ao racismo. Sua contribuição inclui palestras na 1ª Conferência de Igualdade Racial da OAB local, fortalecendo ações antirracistas na cidade.

Homenagem
Na mesma sessão, também foi aprovado o Requerimento nº 01406/2025, de autoria da vereadora Lu Fachinelli, para conceder o Diploma de Honra ao Mérito à jornalista Leilane Virgínia Vieto Penariol, uma das signatárias da coluna CONEXÃO URBANA. Nossa colega de redação recebe da casa legislativa reconhecimento pela promoção de debates transformadores em Uberaba. Parabéns!

Frio sem trauma
Mesmo com a chegada do frio, clima que favorece a proliferação de algumas patologias, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba informou que não decretará estado de emergência em saúde pública, mesmo após o anúncio do governo mineiro e de cidades como Belo Horizonte. Dados da Vigilância Epidemiológica apontam redução de 15% nas internações em UTI por síndromes respiratórias em 2025, comparado a 2024, e estabilidade na demanda pediátrica. A decisão baseia-se no monitoramento contínuo, que não identificou surtos significativos. A UPA Mirante atua como unidade sentinela, mapeando vírus em circulação para embasar estratégias locais. 

Vacinação e capacitação
Enquanto mantém vigilância ativa, Uberaba amplia ações preventivas: a vacinação contra Influenza está disponível para toda a população, com ênfase na redução de complicações. No dia 23 de maio, profissionais de saúde participarão de capacitação focada em síndromes respiratórias, antecipando o pico sazonal de maio e junho. A Prefeitura reforça que a transparência e a infraestrutura técnica, como a UPA Mirante, garantem respostas ágeis a possíveis mudanças no cenário epidemiológico. "Priorizamos a prevenção e a preparação", destacou a Secretaria de Saúde.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Prêmio
A cidade de Uberaba recebeu menção honrosa no Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, na categoria Gestão do Turismo, pelo projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, certificado pela UNESCO. A prefeita Elisa Araújo e Paula Cusinato, presidente da Associação Geoparque, receberam a honraria nesta terça-feira (6), durante o Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte. Entre 66 concorrentes, o projeto ficou em segundo lugar, atrás apenas de Poços de Caldas.

Frase
“Quem pensa em construir muros e não em construir pontes não é cristão.” (Papa Francisco)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por