CONEXÃO URBANA

Histórico! EUA comanda o Vaticano: Papa Leão XIV

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 08/05/2025 às 15:28
Compartilhar

Habemus Papam!
A Igreja Católica Apostólica Romana tem um novo sumo pontífice: Robert Francis Prevost torna-se o Papa Leão XIV. Nascido em Chicago e atualmente com 69 anos, faz história ao se tornar o primeiro papa dos Estados Unidos, um país de maioria protestante. Contudo, apesar de sua origem, Prevost construiu sua carreira eclesiástica na América Latina, com destaque no Peru, por onde passou antes de ascender a altos cargos no Vaticano.

(Foto/Ana Luísa Andrade/Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)

(Foto/Ana Luísa Andrade/Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)

Quem é Prevost?
No momento da eleição, ele liderava o Dicastério para os Bispos e a Comissão Pontifícia para a América Latina. Conhecido por seu perfil discreto e voz calma, Prevost é visto como um reformista alinhado ao Papa Francisco. Ele possui sólida formação em teologia e profundo conhecimento da lei canônica. A eleição de Stephen Prevost como novo papa marca um momento inédito para a Igreja Católica, que nunca esteve sob o comando de um pontífice norte-americano.

Experiência
Apesar de norte-americano, não se pode esquecer que a trajetória religiosa de Prevost foi fortemente marcada pela atuação na América Latina, especialmente no Peru, onde trabalhou por dez anos e chegou a cobrar publicamente por injustiças de regimes passados. O agora Papa Leão XIV, ingressou na vida religiosa aos 22 anos e estudou direito canônico em Roma. Seu perfil reservado, mas com reputação de reformista, sugere continuidade da linha de abertura da Igreja sob o pontificado de Francisco.

Gripe e Covid-19 em foco
A Câmara Municipal de Uberaba realizará no dia 16 de maio, das 9h às 16h, mais uma edição do “Câmara em Ação”. A iniciativa é uma ótima oportunidade para quem precisa atualizar o cartão de vacinas. Com foco em proporcionar imunização contra Influenza (gripe) e COVID-19, o projeto também trabalhará a conscientização sobre dengue e outras arboviroses. A campanha é aberta ao público acima de 12 anos e acontecerá na sede do Legislativo (Praça Rui Barbosa, 250). O presidente Ismar Marão (PSD) destacou que o objetivo é "garantir acesso prático e rápido à prevenção, especialmente após os desafios recentes na saúde pública. Queremos aproximar serviços básicos da população."

Continuidade
Além da campanha de vacinação, a Câmara de Uberaba reforça seu papel na promoção de políticas de saúde. O vereador Ismar Marão (foto), que este ano retornou à presidência da casa sucedendo Fernando Mendes (Republicanos), ressaltou o compromisso do Legislativo: "Não se trata apenas de um dia de ação, mas de um projeto contínuo. Já planejamos novas parcerias para expandir atendimentos e educação em saúde." Para se vacinar no “Câmara em Ação” do dia 16/5 apresentar documento com foto e cartão de vacinação é obrigatório. "A saúde é um direito de todos, e vamos trabalhar para que ninguém fique para trás", concluiu Marão.

(Foto/Rodrigo Garcia/Divulgação/CMU)

(Foto/Rodrigo Garcia/Divulgação/CMU)

Agora é gastar!
Técnicos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) chegam a Uberaba no dia 14 de maio para discutir detalhes do contrato de US$ 72 milhões assinado com a Prefeitura. A assessora Érika Cunha destacou que o encontro abordará licitações, desembolsos e a contratação de uma empresa gerenciadora, exigência para otimizar a gestão dos recursos. “O software especializado garantirá transparência e eficiência, alinhando cada etapa às normas do CAF”, explicou. A prefeita Elisa Araújo, por sua vez, reforçou que “é hora de transformar planejamento em obras concretas.”

Água e infraestrutura
O programa Desenvolve Uberaba destinará a maior parte dos recursos à captação de água do Rio Grande e à construção de estações de tratamento. Revitalização da Rua Artur Machado, parques urbanos e ciclovias também estão no escopo. Érika Cunha afirmou que, após a escolha da empresa gerenciadora, licitações para obras com projetos prontos serão lançadas: “Cada projeto será monitorado para garantir responsabilidade fiscal”. Elisa Araújo enfatiza que a iniciativa “será um marco para o desenvolvimento sustentável da cidade”.

Boa!!!
A Semana Fashion Revolution, coordenada pela professora Nayara Beatriz, mobilizou a comunidade e arrecadou 341 itens pra doação a instituições de Uberaba. A programação contou com atividades que buscaram a conscientizar o público a partir de um questionamento base: "Quem fez minhas roupas?". O desfile de encerramento, realizado no dia 30 de abril pela Clínica de Combate ao Trabalho Escravo da UNIPAC, reuniu um bom público para assistir aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Direito da instituição.

Consciência, moda e solidariedade
Além da reflexão sobre práticas justas na moda, a ação arrecadou 341 itens (roupas, sapatos e cobertores), que foram entregues pelo estudante Moacir Duarte, em nome da UNIPAC de Uberaba, às instituições Laço Azul e Centro Espírita Poder Divino: "Foi um passo importante para unir moda, ética e solidariedade", destacou Duarte. A iniciativa integrou a Semana Fashion Revolution, movimento global que questiona a origem das vestimentas.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Não esqueça da mamãe
Neste Dia das Mães, a Dedo Verde – Natureza em Arte convida você a traduzir sentimentos em obras de arte vivas, feitas para emocionar. Presentear sua mãe vai além de um mimo passageiro: é eternizar cada momento de afeto em arranjos florais exclusivos, criados com técnica artesanal e sensibilidade única. De clássicos atemporais a designs contemporâneos, a coleção elaborada pela empresária Sybell Pontes reflete a beleza singular do amor que você sente por aquela que lhe presenteou com a vida. Cada detalhe é pensado para que o presente seja tão especial quanto ela. Facilidade com um toque de magia: Escolha o arranjo perfeito pelo WhatsApp (34) 99690-1001.

Atenção internacional
A 90ª edição da ExpoZebu, consolidou-se como epicentro da pecuária zebuína mundial. Nesta edição a tradicional feira realizada em Uberaba atraiu pelo menos 729 visitantes estrangeiros, um total de 37 países, o que significou um aumento de 36% em relação a 2024. O evento, que movimentou acordos internacionais, destacou-se pelo termo de cooperação com o Ministério da Agricultura do Benim (África Ocidental) para implementar o registro genealógico de raças zebuínas no país. Segundo Bento Mineiro, diretor de Relações Internacionais da ABCZ, o crescimento reflete a "hegemonia brasileira no setor". O avanço ocorre em paralelo ao projeto Brazilian Cattle (parceria ABCZ/ApexBrasil), que amplia a presença do Zebu em mercados estratégicos, como México e Equador.

Fortes parcerias
Além do recorde de visitantes de outros países, dentre os quais a embaixadora da Namíbia, Selma Nghinamundova (foto), a ExpoZebu serviu de palco para acordos que reforçam a diplomacia econômica do Brasil. O Brazilian Cattle firmou cooperação com a Câmara México-Brasil A.C. para promover intercâmbio cultural e econômico, enquanto a empresa Brahman Braúnas fechou parceria técnica com o Distrito de Flávio Alfaro (Equador). Para Raquel Borges, supervisora da ABCZ, os resultados evidenciam "a pecuária tropical como vetor de influência global". As ações, articuladas com a ApexBrasil, ampliam a exportação de genética e know-how, posicionando o país como referência em saúde animal e sustentabilidade – estratégia crítica em meio a demandas por rastreabilidade e biocombustíveis no exterior.

(Foto/Divulgação/ABCZ)

(Foto/Divulgação/ABCZ)

Diversidade
A Prefeitura de Uberaba promove, no anfiteatro municipal, nos dias 16 e 17 de maio, a 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento, organizado em parceria com movimentos sociais, visa criar um espaço de diálogo para propor ações contra a discriminação e ampliar direitos em áreas como saúde, educação e mercado de trabalho. A abertura (16/05), das 18h às 22h, terá painéis sobre desafios da comunidade, enquanto o segundo dia (17/05) inclui mesas temáticas e elaboração de propostas para políticas públicas. “É um marco histórico na construção coletiva de inclusão”, afirmou Lucimira Reis, coordenadora municipal de Diversidade LGBT+.

Novas políticas LGBTQIA+
As demandas debatidas na 1ª Conferência LGBTQIA+ de Uberaba serão consolidados em um documento para subsidiar políticas públicas locais, com foco em segurança, saúde e combate à LGBTfobia. O evento, que reúne sociedade civil, gestores e especialistas em direitos humanos, reflete o compromisso da administração municipal com a diversidade. “A conferência é um passo para garantir cidadania plena”, destacou Lucimira Reis. A iniciativa, pioneira na cidade, alinha-se a diretrizes nacionais de direitos humanos e amplia o debate sobre equidade, em um contexto de aumento de denúncias de violência contra a comunidade no Triângulo Mineiro.

Inclusão made in “Beraba”
O vereador Túlio Micheli (PSDB) reforçou sua atuação regional ao apresentar em Sacramento projetos bem-sucedidos de inclusão de neurodivergentes implantados em Uberaba, dentre eles a lei que garante acesso ao canabidiol na saúde pública. Durante visita à Câmara local, ele detalhou iniciativas normativas de nossa cidade, que saltou de 1 para mais de 15 leis sobre o tema desde 2020, incluindo entre os avanços a garantia de diagnóstico precoce e prioridade no atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “A inclusão exige compromisso, não só pauta”. O diálogo, mediado pelo presidente Talhys Andrey, incluiu debates sobre terapias e direitos, consolidando uma rede intermunicipal de apoio. Ainda na terra da Gruta dos Palhares Túlio aproveitou para ir ao festival Rock in Sacra.

Absurdo
O STF absolveu, por decisão do ministro Dias Toffoli, um homem em MG que furtou um salame de R$ 14,80, após atuação da DPMG. O princípio da insignificância foi aplicado, considerando o baixo valor e a ausência de dano relevante, mesmo com a reincidência. O caso chegou ao STF após negativas em instâncias inferiores, incluindo o STJ. A DPMG destacou a defesa em casos de delitos leves por subsistência. Apesar da absolvição, a trajetória do processo até o STF expõe a morosidade e o uso de recursos em casos de mínima relevância, sugerindo a necessidade de melhor aplicação do princípio da insignificância em instâncias iniciais.

Frase
“Deus não pertence a nenhum povo.” (Papa Francisco)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por