Vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes, participou da reunião da diretoria da ACIU, nesta segunda-feira. Ele foi acompanhado pelo presidente da Câmara, vereador Ismar Marão, e pelo adjunto de Governo, Netão. Dentre os vários temas discutidos, a preocupação com a necessidade de Uberaba resgatar sua representatividade política nas esferas federal e estadual. Marcos Montes frisou a importância da união das lideranças locais se unirem em torno desse mesmo propósito: acabar com a nossa orfandade no Congresso e na Assembleia Legislativa. E lembrou que 2026 está logo ali, virando a esquina...
(Foto/Divulgação)
É O CARA!
Ainda no encontro com a diretoria da ACIU, Marcos Montes repetiu que não pretende mais disputar eleições. Acredita que já deu sua contribuição e agora quer apenas participar da política nos bastidores. Mas, é inegável que ele é hoje, ou continua sendo, o maior expoente e mais reverenciado político da cidade. É, seguramente, o político de maior trânsito na chamada centro-direita. Claro que a eleição de 2026 passará pelas mãos dele. Não duvide!
LADO A LADO
Ismar Marão é o candidato de Marcos Montes a deputado estadual. Deixou claro que sua decisão está tomada. Só falta saber com quem Marão fará dobradinha em 2026.
CORRENDO ATRÁS
Por outro lado, Marcos Montes se comprometeu a cerrar fileiras para tentar reverter a decisão da Gol de deixar de operar no aeroporto de Uberaba, conforme pedido formal apresentado pela diretoria da ACIU.
OLHA ELE AÍ
Voltando ao tema "eleições 2026", não será surpresa se Mauricinho de Sá vier a ser lançado candidato a deputado federal em 2026, lançado pela prefeita Elisa. Consta que pesquisas para saber a viabilidade eleitoral do vice-prefeito estão em andamento...
É FAKE!
Enquanto a prefeita Elisa não anuncia oficialmente quem irá substituir Juliana Petek no comando da Secretaria municipal de Educação, a boataria corre solta nos meios políticos e nos grupos de whatsapp. Nesse início de semana, por exemplo, circulou boato dando conta de que Elisa teria escolhido o professor Djalma para o cargo, guindando Alexandre Lenon a adjunto da Educação. Na verdade tudo não passou de boato, segundo o secretário de Comunicação, Marcos Ferreira.
SITUAÇÃO CRÍTICA
Mapeamento da cidade feito por drone nesta segunda-feira abrangeu 10 bairros, mapeando mais de 400 hectares do território de Uberaba. E pra quem pensa que a situação está sob controle, aqui vai o alerta: foram identificados 1.044 pontos críticos para combate aos focos do mosquito da dengue. Gente!!! Precisamos todos manter a vigilância nos quintais de casa, porque essa doença já matou 11 uberabenses, segundo números oficiais. Mas os extraoficiais são muito mais. Não dá para esmorecer no combate aos focos de aedes.
TELEMEDICINA
Depois de consolidada na UPA São Benedito, a Telemedicina chega à UPA Mirante. Casos mais simples, ou sem gravidade, passam a ter atendimento mais rápido, se assim desejarem. Nãos era obrigatório passar por consulta nessa modalidade, uma vez que será dada a opção ao paciente. De acordo com a gerente assistencial das UPAs, Cristina Ranuzzi, o atendimento por videochamada será feito por médico. Se ele perceber que há necessidade, poderá pedir exames complementares, prescrever medicamentos, tal e qual numa consulta presencial. Só que à distância. Uma coisa é certa: a telemedicina veio para ficar. Não duvide!
(Foto/Divulgação)
COMO FICA?
Materiais abandonados no Horto Municipal (foto acima) não pertencem à Prefeitura. Segundo a Sesurb, a empresa Lagotela, responsável pela fabricação e instalação de mourões em V de concreto armado para o cercamento do Centro Operacional, está em processo de desmobilização após o encerramento do contrato com a administração municipal. De acordo com a Sesurb, o modelo de contratação previa que o Município arcasse apenas com os custos da cerca já instalada. Com isso, tanto os materiais quanto as ferramentas que permaneceram no local são de responsabilidade da empresa. “A Prefeitura já acionou a Lagotela para que retire o material e promova a entrega da área limpa, sem resíduos ou equipamentos remanescentes” – frisa a Sesurb.
DATAS COMEMORATIVAS
Legislação que dispõe sobre o Calendário Popular foi alterado pelo Legislativo Municipal para contemplar novas datas comemorativas. O Dia do Músico Uberabense, por exemplo, passa a integrar o calendário, e será comemorado em 22 de novembro. O dia municipal do Circo, por sua vez, entra para o calendário consagrado no dia 27 de março, mesma data das comemorações pelo Dia Municipal do Artista Circense. O mais interessante foi a instituição do “dia municipal da saúde bucal dos animais domesticados”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de outubro.
PARA TODOS
Porta Voz desta terça-feira traz ainda uma série de publicações acrescentando ou instituindo datas no calendário popular de Uberaba. Dentre outras, constam “Dia do Veganismo”, “Dia da Igreja de Deus no Brasil” e até “Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil”.
CANETADA
Por falar no jornal oficial do município, quase 100 contribuintes estão notificados pela Secretaria de Defesa Social para construção de muros, afixação de número nas construções, reparação de passeios, abandono de obra, material de construção na calçada e por aí afora. A lista de notificados tem até advogados, médicos, empresários...
SOCORRO
Cardápio da merenda escolar para os bebês de 6 meses a um ano nos Cemeis merece ser olhada com um pouco mais de carinho. Nada contra o valor nutritivo das refeições, mas, cá pra nós, oferecer simultaneamente beterraba e babata-doce? Repolho e cabotiá? Chuchu e inhame? Ah nemmmmmm...