ALTERNATIVA

Elisa confirma gasoduto para transporte do biometano da CMAA para as indústrias

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 07/05/2025 às 16:53
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Está garantido o transporte do biometano que a CMAA e Mitsui vão produzir na Usina Vale do Tijuco. Em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira, a prefeita Elisa Araújo explicou que o próximo passo será acelerar as tratativas para a contratação desse serviço de transporte entre a Gasmig e as indústrias instaladas nos distritos industriais de Uberaba. Ainda de acordo com a prefeita, o volume de biometano produzido será suficiente para abastecer também outras cidades da região, como Araxá e Uberlândia. Num primeiro momento o gás deverá ser distribuído por via terrestre, mas na sequência a Gasmig deverá implantar o gasoduto para levar esse biometano até os consumidores locais. Vale destacar que essa planta de biometado da Mitsui e CMAA envolve investimento da ordem de R$ 200 milhões, um dos maiores da história recente de Uberaba, e deve entrar em operação em 2027.
 
NOVAS FRENTES
A chegada do tão sonhado gás abrirá novas perspectivas de desenvolvimento econômico para Uberaba e região – frisou a prefeita Elisa Araújo durante a entrevista. Além de atrair mais indústrias, o gás poderá chegar a até ser distribuído para condomínios verticais e, quem sabe, abastecer veículos. O que se sabe é que o biometano é um gás natural renovável, produzido a partir do biogás, que por sua vez é gerado pela decomposição de resíduos orgânicos. No caso de Uberaba, será gerado a partir dos resíduos (bagaço) da cana. O biometano é utilizado como combustível para diversos fins, incluindo transporte, geração de energia, aquecimento e uso industrial.  
 
IGUAL, MAS DIFERENTE  
Esse gás que a CMAA e a Mistui vão produzir aqui é diferente do gás que se pretende trazer da Argentina e Bolívia para a nossa região, que é um projeto defendido pelo ex-ministro Anderson Adauto e já abraçado pelo governo federal através do programa Gás para Empregar. Neste caso, é um projeto mais complexo, porque demanda a criação de uma empresa de gás no Brasil, e isso demanda o envio de projeto ao Congresso Nacional para aprovação. E, depois, definir a construção de um gasoduto até Uberaba, obra caríssima e ainda indefinida. O certo é que, de uma forma ou de outra, o gás está chegando aqui.
 
ESTRUTURA
Em BH, a prefeita Elisa está alinhando os projetos para concessão do estádio Uberabão e do Parque das Acácias, o Piscinão. A modelagem deverá seguir padrões do Estado, através do projeto Cidades Parceiras. Concedendo esses espaços à iniciativa privada, a prefeita acredita que sobrará dinheiro para o município investir no que realmente precisa, como saúde, educação e segurança.
 
VÍTIMAS
No Procon de Uberaba estão pipocando reclamações de aposentados que tiveram descontos desautorizados por associações sindicais. A Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social – APDAP é uma das reclamadas com maior número de queixas protocoladas por vítima desse golpe. Um dos reclamantes percebeu em junho de 2024 um desconto estranho na sua aposentadoria, identificado como “Contribuição Apdap Prev”, no valor de R$ 42,54. Na época, o Procon notificou a tal associação, instaurou processo administrativo, mas a reclamada se manteve inerte.
 
MAIS UM
Na edição do jornal oficial do município desta semana, o Procon intimou por edital a Associação dos Aposentados e Pensionistas Brasileiros do INSS e Fundos de Pensão, para responder a reclamação feita por mais uma vítima de Uberaba.
 
SEM PERDÃO
“O (Carlos) Lupi ainda não foi citado nas investigações sobre os descontos indevidos nas aposentadorias pagas pelo INSS. Mas se for provado o envolvimento dele, deve pagar pelo erro, como todo mundo. O mesmo pau que bate em Chico tem de bagter em Francisco”. Avaliação é da vereadora Rochelle Bazaga sobre o presidente do seu partido, PDT.
 
COMPASSO
Como presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, a vereadora Rochelle está acompanhando passo a passo a entrega dos kits nas escolas do município. Segundo ela, a secretária Juliana Petek garantiu que até sexta-feira todos os alunos já terão esses kits em mãos. Já os uniformes ainda vão demandar algumas semanas para serem entregues. Por outro lado, para evitar a repetição desse problema em 2026, Rochelle também está “de cima” para que o processo de licitação de kits e uniformes escolares seja feito com a devida antecedência este ano. Aliás, ela conta que a Semed informou que o processo já está tramitando.
 
CARTILHA
Cartilha sobre o assédio nas escolas  está sendo produzida para distribuição a alunos e professores da rede municipal, segundo Rochelle. Cartilha conterá informações concretas sobre como identificar, caracterizar e provar o assédio.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por