5ª edição contou com seis ocupações em disputa: Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel, Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social (Técnico em Enfermagem), Serviço de Restaurante (Garçom) (Foto/Divulgação)
Representante de Uberaba foi vencedora em uma das categorias da etapa estadual da 5ª edição das Competições Senac de Educação Profissional. A disputa educacional envolveu o segmento do comércio de bens, serviços e turismo e contou com 38 competidores de 19 unidades do estado.
Na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social, Veronyk Cristina Viveiros da Silva, de Uberaba, foi a vencendora; em 2º lugar ficou Gabriela Jacinto da Silva, de Uberlândia, e em 3º, Ana Clara Pereira Xavier, de Patos de Minas.
Outra representante de Uberaba, Ruth Pauline Centurion, foi a 2ª colocada na categoria Cabeleireiro. A vencedora foi Isabel dos Santos da Cunha, de Uberlândia, e a 3ª colocada, Yasmin Danieli Gomes Macedo, de Governador Valadares.
Iniciativa do Sistema Fecomércio MG para valorizar o aprendizado por meio do intercâmbio entre escola e mercado de trabalho, a 5ª edição estadual das Competições contou com seis ocupações em disputa: Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel, Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social (Técnico em Enfermagem), Serviço de Restaurante (Garçom). A seletiva para a ocupação de Florista será realizada em janeiro de 2025.
Após essa fase, os dois primeiros colocados em cada ocupação participam de outra disputa final que definirá os competidores que representarão Minas Gerais na etapa nacional, que será realizada em 2025. E os ganhadores vão representar o Brasil na WorldSkills, a principal competição mundial, que acontecerá em Shanghai, na China, em 2026.
O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC - Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial e chegando ao Ensino Superior ou vice-versa.
Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.