JULHO AMARELO

Uberaba reforça prevenção às hepatites virais

Campanha inclui testagens rápidas, palestras e ações educativas em várias regiões de Uberaba

Publicado em 06/07/2025 às 13:46
Compartilhar
Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2025 já foram registrados 19 casos de hepatites A, B, C e D no município. Em 2024, foram 83 notificações. (Foto/Ilustrativa)

Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2025 já foram registrados 19 casos de hepatites A, B, C e D no município. Em 2024, foram 83 notificações. (Foto/Ilustrativa)

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica, neste mês, as ações de conscientização, prevenção e diagnóstico das hepatites virais, dentro da campanha nacional Julho Amarelo. 

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2025 já foram registrados 19 casos de hepatites A, B, C e D no município. Em 2024, foram 83 notificações.   

As hepatites virais são infecções que acometem o fígado e, muitas vezes, evoluem de forma silenciosa. Quando há sintomas, eles podem incluir cansaço, febre, enjoo, dor abdominal, olhos e pele amarelados, urina escura e fezes claras, conforme explica o gerente do Serviço de Atenção Especializada Ampliado (SAE-Ampliado), Lucas Lopes.   

A SMS destaca que o diagnóstico precoce é essencial e pode ser feito por meio de testes rápidos, disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no próprio SAE-Ampliado. Em caso positivo, o paciente é encaminhado ao atendimento especializado.   

Entre as medidas preventivas, estão: 

evitar o compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes, como agulhas e alicates; 

exigir o uso de materiais esterilizados em salões e consultórios;  

manter cuidados de higiene e saneamento, especialmente contra a hepatite A, transmitida por água ou alimentos contaminados.   

As hepatites B, C e D são transmitidas pelo contato com sangue ou fluidos corporais contaminados. A vacinação também é uma das principais formas de prevenção:   

a vacina contra hepatite B está disponível para todas as idades; 

a de hepatite A integra o calendário infantil, podendo ser aplicada também em pessoas com condições especiais no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). 

  

Programação 

Diversas ações educativas e de testagem serão realizadas durante o mês: 

 23/7 – Testagem rápida com equipe do SAE-Ampliado na Casa do Servidor (8h às 16h);  

24/7 – Dia D das Hepatites Virais nas UBSs;  

25/7 – Testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA);  

26/7 – Orientações à população na Feira do Produtor da Ceasa, com foco na prevenção das ISTs; 

28/7 – Palestra com a infectologista Blenda Sousa Carli Rodrigues, na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por