Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2025 já foram registrados 19 casos de hepatites A, B, C e D no município. Em 2024, foram 83 notificações. (Foto/Ilustrativa)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica, neste mês, as ações de conscientização, prevenção e diagnóstico das hepatites virais, dentro da campanha nacional Julho Amarelo.
Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2025 já foram registrados 19 casos de hepatites A, B, C e D no município. Em 2024, foram 83 notificações.
As hepatites virais são infecções que acometem o fígado e, muitas vezes, evoluem de forma silenciosa. Quando há sintomas, eles podem incluir cansaço, febre, enjoo, dor abdominal, olhos e pele amarelados, urina escura e fezes claras, conforme explica o gerente do Serviço de Atenção Especializada Ampliado (SAE-Ampliado), Lucas Lopes.
A SMS destaca que o diagnóstico precoce é essencial e pode ser feito por meio de testes rápidos, disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no próprio SAE-Ampliado. Em caso positivo, o paciente é encaminhado ao atendimento especializado.
Entre as medidas preventivas, estão:
evitar o compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes, como agulhas e alicates;
exigir o uso de materiais esterilizados em salões e consultórios;
manter cuidados de higiene e saneamento, especialmente contra a hepatite A, transmitida por água ou alimentos contaminados.
As hepatites B, C e D são transmitidas pelo contato com sangue ou fluidos corporais contaminados. A vacinação também é uma das principais formas de prevenção:
a vacina contra hepatite B está disponível para todas as idades;
a de hepatite A integra o calendário infantil, podendo ser aplicada também em pessoas com condições especiais no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Programação
Diversas ações educativas e de testagem serão realizadas durante o mês:
23/7 – Testagem rápida com equipe do SAE-Ampliado na Casa do Servidor (8h às 16h);
24/7 – Dia D das Hepatites Virais nas UBSs;
25/7 – Testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA);
26/7 – Orientações à população na Feira do Produtor da Ceasa, com foco na prevenção das ISTs;
28/7 – Palestra com a infectologista Blenda Sousa Carli Rodrigues, na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam”.