CADÊ O ZÉ GOTINHA?

Saúde quer levar Zé Gotinha às escolas para reforçar vacinação em Uberaba

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 06/03/2023 às 10:13Atualizado em 06/03/2023 às 14:36
Compartilhar
Zé Gotinha em evento do Ministério da Saúde (Foto/Divulgação)

Zé Gotinha em evento do Ministério da Saúde (Foto/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quer reunir forças para intensificar e reforçar a vacinação infantil em Uberaba. Para isso, um antigo conhecido do público jovem deve voltar à tona: o Zé Gotinha. Já presente na operação de multivacinação no ano passado, o personagem deve percorrer as escolas municipais para informar pais e responsáveis sobre a importância da imunização.

A informação é da Responsável Técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, em entrevista à Rádio JM, nesta segunda-feira (6). Ela afirmou que o projeto é real, e que há necessidade de fortalecer o preenchimento dos cartões vacinais infantis na cidade. “No ano passado ele [Zé Gotinha] veio aqui, conseguimos o Zé Gotinha só nosso. Ele veio, foi um sucesso no bairro Abadia, na campanha de multivacinação, e agora está à disposição e quero levá-lo para as escolas”, revelou.

A tratativa vai ao encontro das últimas estratégias de vacinação infantil da SMS. Em janeiro, Priscilla Amaral revelou à JM que todos os índices de imunização deveriam estar acima de 90%, mas a Hepatite A está em 77%, a de Febre Amarela com 68%, a Tetravalente com 71%, a de Meningite com 72%, a de Gripe com 71% e a BCG, contra Tuberculose, com 86%. "Temos índices significativos abaixo da meta e precisamos alcançar. Temos feito várias ações, mas atingimos índices com muitas dificuldades. Ainda há resistência da população, de pais e responsáveis, para buscar as vacinas”, comentou.

E o quadro poderia ser pior, na avaliação da RT, caso não tenha sido adotada a medida da declaração de vacinas, exigida no momento de matrícula das crianças na rede municipal e estadual de ensino. “O simples ato de fazer o retorno da criança nas unidades fez aumentar os índices em até 40% desde outubro [de 2022]. Conseguimos expandir de forma efetiva nos três últimos meses em função da declaração”, comemora.

Priscilla ponderou que a ação do Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade, é um dos fatores de impulsionamento das ações de vacinação, como um carro-chefe da pasta nos primeiros meses de governo. “Já era fã dela [ministra Nísia Trindade] quando estava na Fiocruz. Agora, com esse empenho, está nos ajudando bastante e conseguimos expandir as atividades”, disse.

Na última segunda-feira (27), o Ministério da Saúde lançou o "Movimento Nacional pela Vacinação" com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais do Brasil. Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas. 

Na oportunidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu a dose bivalente da vacina contra o coronavírus e chamou a população para se imunizar contra a Covid-19 e outras doenças. Neste tom, a ministra Nísia Trindade comemorou a volta do Zé Gotinha.

“Vamos proteger nossas vidas. Esse movimento tem que ser do governo federal, dos governos estaduais, municipais, de toda a sociedade. É o movimento em defesa da vida. União e reconstrução. Viva o SUS. Viva a volta do Zé Gotinha”, declarou Nísia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por