NA AGENDA

Saúde leva ação do Planejamento Itinerante de laqueadura e vasectomia para o Volta Grande

Publicado em 30/06/2025 às 22:33
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

O projeto Cuidando do Futuro: Planejamento Familiar Itinerante estará na próxima quinta-feira (3), na Unidade Matricial de Saúde (UMS) Luiz Meneghello, localizada na rua Argemiro Coelho Silva S/N - Volta Grande, partir das 8h30. A ação visa facilitar as solicitações de procedimentos de laqueadura, vasectomia e DIU.

Para participar, os interessados devem levar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e Título de Eleitor, RG ou Certidão de Nascimento dos filhos, cartão do SUS e da UBS e comprovante de residência (no nome do interessado). 

A Secretaria Municipal de Saúde receberá os documentos e fará reunião do Planejamento Familiar, obrigatória para o processo de laqueadura/vasectomia. Na ocasião, será explicado como funcionam os métodos contraceptivos reversíveis (DIU) e irreversíveis (laqueadura e/ou vasectomia) e a execução via SUS, em Uberaba. 

Em 2025, o projeto já percorreu os bairros Rio de Janeiro, Residencial 2000, Alfredo Freire, Copacabana e Planalto. 

O processo – Importante ressaltar que, desde março de 2023, passou a vigorar a Lei 14.443/2022, que alterou legislação então vigente (9.263/1966), para determinar o prazo de oferecimento de métodos e técnicas contraceptivas e disciplinar condições para esterilização voluntária, no âmbito do planejamento familiar. Assim, essa atualização permite que homens e mulheres maiores de 21 anos, ou, pelo menos, com dois filhos vivos, possam se submeter a procedimentos de laqueadura ou vasectomia, sem a necessidade de autorização do parceiro ou parceira, desde que tenham capacidade civil plena e sejam capazes de expressar sua vontade de forma livre e esclarecida.

A SMS também destaca que o trabalho é ofertado todas as terças-feiras, às 8h, no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism). Basta o usuário levar os documentos e participar da reunião de Planejamento Familiar. A atividade é de livre demanda, ou seja, não precisa agendar. O Caism está localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 1.160 - Parque do Mirante. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por