Muitos irão viajar no feriado de carnaval, inclusive para locais de risco, em que houve a confirmação da febre amarela, como o litoral paulista, sendo assim, é preciso se prevenir
Foto/Reprodução
Para viajar no carnaval a áreas de risco, a vacina deve ser tomada até esta quinta-feira
Secretaria Municipal de Saúde reforça orientação do Ministério da Saúde para vacinação contra a febre amarela antes do carnaval. Muitos irão viajar no feriado, inclusive para locais de risco, em que houve a confirmação da doença, como o litoral paulista, sendo assim, é preciso se prevenir.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela deve ser aplicada, pelo menos, dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há recomendação de imunização. Ao todo, 20 estados e o Distrito Federal fazem parte da chamada Área com Recomendação de Vacinação. Portanto, aqueles que irão viajar no carnaval, devem procurar um posto de saúde o mais rápido possível. O prazo de 10 dias até o sábado da Festa de Momo começou na quarta-feira (31), mas se a pessoa não se vacinou, mesmo assim se imunize.
“Pensando nesta questão, já havíamos planejado intensificação nos postos de vacinação e com a unidade itinerante e, provavelmente, na semana que vem, teremos outra estratégia. Sendo assim, convocamos a população para que fique atenta. Se for viajar para as áreas de risco, vacine o mais rápido possível”, explica o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto.
Vale enfatizar que a orientação só é válida para pessoas que nunca se vacinaram: quem já tiver recebido uma dose ao longo da vida não precisa procurar novamente os postos de saúde. O diretor de Vigilância em Saúde, Nélson Ranieri, lembra que é importante se certificar por meio do cartão de vacina. “Se a pessoa perdeu o cartão de vacina e não tem certeza que tomou, é melhor garantir com uma segunda dose, do que deixar de vacinar. Muitos que nos procuram e levam o cartão, ao analisar percebemos que a pessoa já está protegida. Na vacinação itinerante, no Residencial Rio de Janeiro, por exemplo, das 206 pessoas que procuraram os postos, apenas 63 precisaram se vacinar”, explica o diretor.
A vacinação contra a febre amarela em Uberaba está sendo realizada nas nove unidades matriciais, todos os dias, e nas Unidades Básicas de Saúde a vacinação acontece toda terça e quinta-feira. Além disso, está acontecendo nesta semana a vacinação itinerante nos bairros que não possuem postos de saúde. Hoje (1º de fevereiro), a equipe está no período da manhã no Jardim Marajó 2; à tarde, no Jardim Marajó 1 e 3 e na sexta-feira (2), a vacinação será no Ilha de Marajó.