DE UBERABA PARA O MUNDO

Palhasix: série infantil produzida em Uberaba avança em negociações para exibição internacional

Produção já disponível em streaming pode chegar a Portugal, Angola, Moçambique e até Índia

Publicado em 06/07/2025 às 16:25
Compartilhar

Capa da série, disponível em plataforma de streaming. (Foto/Divulgação)

Produção uberabense vai ganhar versões em outras línguas e será exibido em outros países. (Foto/Divulgação)

A série infantil Palhasix, produzida de forma independente e 100% uberabense, está prestes a romper fronteiras. A equipe de produção negocia levar a obra para canais e plataformas de países de língua portuguesa, como Portugal, Angola e Moçambique. Além disso, há conversas iniciais para uma futura exibição na Índia, bem como projetos de dublagem em espanhol e inglês, com o objetivo de ampliar o alcance global. 

Disponível atualmente em plataforma streaming, a produção é considerada um feito inédito para o audiovisual de Uberaba, destacando-se por ter sido realizada sem recursos públicos e com o envolvimento direto de mais de 60 profissionais da cidade. 

O diretor e idealizador, Rafael Reston, ressalta o impacto que esse avanço traz para Uberaba. “O Palhasix tem uma importância enorme, pois além de levar vários cenários de Uberaba para o mundo, gerou, e tem potencial de gerar ainda mais, empregos e movimentar a economia local. Com isso, nossa expectativa é transformar a cidade em um polo nacional do cinema”, afirma. 

Enquanto as negociações avançam, a equipe já se dedica a ampliar o universo da série com a produção da segunda temporada. A meta, segundo o diretor, é consolidar a presença internacional da produção uberabense. “Já estamos em validação para lançarmos o Palhasix em países de língua portuguesa, e também com contatos na Índia para lançarmos o programa lá. O próximo passo é a dublagem em espanhol e inglês, enquanto seguimos desenvolvendo a segunda temporada, que trará novos personagens, cenários e muitas aventuras incríveis”, ressalta Reston. 

Projeto nasceu na pandemia e virou marco do audiovisual local 

Capa da série, disponível em plataforma de streaming. (Foto/Divulgação)

Capa da série, disponível em plataforma de streaming. (Foto/Divulgação)

Misturando aventura, magia, humor, mistério e superpoderes, Palhasix conta a história de seis amigos que, por acidente, vão parar em um metaverso chamado Palhacity, onde precisam proteger a cidade de um cientista vilão e de uma inteligência artificial descontrolada. A narrativa traz mensagens de união, amizade e coragem, com foco no público infantil. 

A ideia surgiu em 2020, no auge da pandemia. Inicialmente, o diretor Rafael Reston, que morava em São Paulo, planejava desenvolver o projeto na capital paulista. Com as restrições do lockdown, ele decidiu trazer toda a produção para Uberaba, apostando em um modelo de custo mais baixo e mão de obra local. “Foi quando conheci o Salu, ator e docente renomado aqui, que tinha um projeto ligado à palhaçaria. Juntamos as ideias e surgiu o Palhasix”, lembra o diretor. 

O processo de pré-produção durou cerca de um ano, com desafios na criação de cenários, figurinos e objetos cênicos. As gravações aconteceram ao longo de um ano e meio, principalmente nos fins de semana, já que a maior parte do elenco também tem empregos paralelos. 

A pós-produção, com foco em efeitos especiais e trilha sonora com 36 músicas autorais, levou mais 12 meses. O resultado são 28 episódios que hoje podem ser assistidos na Amazon Prime Video, marcando um novo capítulo na produção cultural de Uberaba. “Tudo com muita dificuldade, até sermos aceitos e estarmos disponíveis no streaming. Um feito incrível para um projeto 100% do interior, sem influência das capitais, e com recursos privados e limitados”, finaliza Reston. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por