RECLAMAÇÃO

Frequentadores voltam a denunciar sujeira no Piscinão; Funel promete estudar melhorias

Dandara Aveiro
Publicado em 24/06/2025 às 15:46
Compartilhar
"A lixeira, lotada de sujeira, fica bem na entrada do Piscinão. Eles tiraram no domingo (22) porque abriram o quiosque. Mas ficou lotada de sujeira do dia 15, até sábado (21). Tirei até foto para confirmar a semana toda de descaso", relatou a denunciante (Foto/Reprodução)

"A lixeira, lotada de sujeira, fica bem na entrada do Piscinão. Eles tiraram no domingo (22) porque abriram o quiosque. Mas ficou lotada de sujeira do dia 15, até sábado (21). Tirei até foto para confirmar a semana toda de descaso", relatou a denunciante (Foto/Reprodução)

Frequentadores do Parque das Acácias, Piscinão, em Uberaba, voltaram a relatar problemas com o acúmulo de lixo no local. A reclamação mais recente envolve uma lixeira próxima à entrada principal, que ficou cheia e sem recolhimento por vários dias. Além disso, registros mostram folhas espalhadas e, de acordo com a denunciante, o espaço apresenta sinais de desleixo com a manutenção. A Funel informou que fará uma revisão no processo de limpeza e estuda adequações para melhorar o serviço. 

Segundo ouvinte da Rádio JM, a limpeza só ocorreu uma semana depois, coincidindo com a reabertura de um dos quiosques. "A lixeira, lotada de sujeira, fica bem na entrada do Piscinão. Eles tiraram no domingo (22) porque abriram o quiosque. Mas ficou lotada de sujeira do dia 15, até sábado (21). Tirei até foto para confirmar a semana toda de descaso", relatou a denunciante, que faz caminhada no local diariamente. 

Em resposta, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), responsável pela gestão do espaço, informou que a limpeza de rotina, incluindo lixeiras, banheiros e portaria, é realizada semanalmente por equipe própria do parque. Já serviços como poda, capina e retirada de lixo seguem um cronograma feito em parceria com empresa terceirizada, sob responsabilidade da Codau, considerando as demandas específicas de cada época do ano, com possibilidade de ajustes conforme a demanda. 

A Funel destacou ainda que, em casos de eventos nos quiosques ou em outras áreas, a responsabilidade pela retirada dos resíduos é dos próprios organizadores. Apesar disso, a fundação garantiu que fará uma revisão no processo de limpeza e adotará as adequações necessárias para melhorar o serviço. 

“A Funel informa ainda que já solicitou a instalação de oito lixeiras móveis no Piscinão, com o objetivo de ampliar a estrutura de descarte e atender ao aumento do fluxo de frequentadores. Além disso, parceiros da Fundação foram acionados para a remoção de troncos e restos de obra, como parte das ações de manutenção contínua do espaço”, esclareceu. 

Paralelamente, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que mantém 19 lixeiras públicas na área, com coleta regular às segundas e quartas-feiras. A autarquia reforçou que, mesmo com o cronograma fixo, a coleta pode ser reforçada em caso de necessidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por