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A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) participa do Encontro Presencial da Formação sobre Educação em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (30), em Belo Horizonte. Participam a chefe do Departamento de Arte e Cultura (Deac), Julia Gontijo, e a diretora da Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira, Najara Oliveira. O evento é parte da Formação Continuada sobre a Política de Educação Integral em Tempo Integral, uma iniciativa do MEC que visa capacitar profissionais da educação para o desenvolvimento e a implementação da política em todo o país.
A formação faz parte do programa Escola em Tempo Integral, estratégia coordenada pela Secretaria de Educação Básica do MEC, que busca ampliar o número de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, em consonância com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Os encontros presenciais, em todos os estados brasileiros, entre abril e maio, sucedem uma etapa virtual e reúnem gestores, técnicos e diretores escolares para debater temas como intersetorialidade, currículo, operacionalização do programa e aprendizagem cooperativa. A proposta é articular saberes, mobilizar e fortalecer redes de colaboração, além de preparar os profissionais para a implementação efetiva do programa em cada município.
Em Uberaba, o Programa Municipal em Tempo Integral (PMETI) já atende quase 7 mil alunos, distribuídos em 40 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e 14 unidades de Ensino Fundamental. O objetivo é ampliar o tempo de aprendizagem, proporcionando um currículo mais amplo e diverso, que inclui, além dos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oficinas de artes, música, dança, teatro, esportes, empreendedorismo e cidadania.
Na E.M. Arthur de Mello Teixeira são cinco turmas e 128 alunos em tempo integral. “Acreditamos que a educação em tempo integral transforma vidas porque amplia horizontes, fortalece vínculos e oferece oportunidades para que nossos alunos desenvolvam múltiplas habilidades. É gratificante ver o envolvimento das políticas públicas e o crescimento dos alunos nesse processo”, destacou a diretora Najara Oliveira.