Fábio Braga
Ontem, agentes de trânsito ajudaram a controlar o trânsito na Alexandre Barbosa com Bento Ferreira, onde a conversão à esquerda passou a ser proibida
Sistema BRT/Vetor Sudoeste terá pista compartilhada em alguns trechos. Assim como no trecho Sudeste, é proibido que veículos comuns circule pela faixa do transporte coletivo, porém, em alguns locais mais estreitos será permitido.
De acordo com o superintendente de trânsito, Ulisses Lamas, no BRT Sudoeste, a maioria das vias são largas, portanto, foi possível manter uma faixa de estacionamento, duas de circulação para veículos comuns e uma exclusiva para o ônibus. “Contudo, haverá um trecho de faixa compartilhada. Na rua Bento Ferreira, entre as avenidas Alexandre Barbosa e da Saudade, será permitido o acesso de veículos comuns na pista de ônibus, pois é um trecho que ficou estrangulado”, explica Ulisses.
Nas demais avenidas, Maria de Santana Borges, Saudade e rua João Dallacqua, as pistas estão divididas, portanto não é permitido que os veículos invadam o espaço destinado ao transporte coletivo.
No trecho Sudeste do sistema BRT/Vetor, que está em operação desde o dia 18 de agosto, também existe apenas um trecho de faixa compartilhada, que é na avenida Abílio Borges de Araújo. Nos demais trechos, a faixa é exclusiva para ônibus, isto é, nas avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire e Bandeirantes. Contudo, ainda é possível flagrar motoristas circulando em local não permitido, mesmo com sinalização.
Vale lembrar que nesta quarta-feira (19) começaram a ser implantadas as mudanças no trânsito previstas para colocar em operação o novo sistema de transporte coletivo na linha Sudoeste, com a proibição da conversão à esquerda no cruzamento das avenidas Alexandre Barbosa com Bento Ferreira. Hoje (20), será a vez do cruzamento das avenidas da Saudade com Antônio Rios, que também terá a conversão à esquerda proibida. E para fechar, ainda na avenida da Saudade, na sexta-feira (21), será proibida a conversão à esquerda com a rua Antônio Borges de Araújo. A equipe da Secretaria de Trânsito e Transporte está orientando os motoristas.