ACOLHIMENTO

Com chegada do frio, Prefeitura intensifica acolhimento à pessoa em situação de rua

Publicado em 15/05/2023 às 18:48Atualizado em 16/05/2023 às 10:19
Compartilhar

Rotina na Casa de Passagem, em Uberaba, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade (Foto/Divulgação PMU)

Rotina na Casa de Passagem, em Uberaba, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade (Foto/Divulgação PMU)

O clima em Uberaba apresenta queda da temperatura, traços claros do período outono/inverno que se estabelece na cidade. Pensando nas pessoas e vulnerabilidade social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) comerá a reforçar, a partir desta segunda-feira (15), o acolhimento à pessoa em situação de rua.

Durante o frio, o Serviço Especializado de Abordagem Social funcionará 24 horas por dia. Ao ver uma pessoa em situação de rua, o cidadão pode acionar o Serviço pelo (34) 9 9667-4451. As equipes fazem busca ativa de cidadão nessa situação e também atendem às solicitações que chegam pelo telefone.

A van da Abordagem Social fará o transporte das pessoas que aceitarem atendimento para a Casa de Passagem ou para casas de acolhimento institucional onde há vagas financiadas pela Prefeitura.

"Assim como nos dois anos anteriores, a Casa de Passagem está de portas abertas para receber a pessoa em situação de rua que deseja passar a noite no local para se proteger do frio, juntamente com o animal de estimação. Na unidade, é oferecida cama individual, alimentação, banho e agasalho", afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes.

Localizada no bairro Pontal, a Casa de Passagem tem como finalidade o acolhimento provisório do migrante - pessoa em deslocamento geográfico - durante a passagem dele pela cidade. No entanto, no frio, a unidade também recebe a pessoa em situação de rua.

Para aqueles que buscam, além do pernoite, a Secretaria fará o encaminhamento para uma das casas de acolhimento institucional onde a administração municipal financia vagas. Atualmente, são 197 vagas distribuídas em seis Organizações da Sociedade Civil (OSC). Duas dessas instituições também aceitam o companheiro de estimação.

Ronda Social, em Uberaba, para o atendimento de pessoas em situação de rua (Foto/Divulgação PMU)

Ronda Social, em Uberaba, para o atendimento de pessoas em situação de rua (Foto/Divulgação PMU)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por