“Café e Moradia” acontecerá no próximo dia 18 de junho, das 9h30 às 11h30, no Cras Girassóis, localizado na Rua Otaviano Francisco da Silva (Foto: Divulgação)
A Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) está mobilizando os moradores do Parque dos Girassóis para participarem do evento “Café e Moradia”, que acontecerá no próximo dia 18 de junho, das 9h30 às 11h30, no Cras Girassóis, localizado na Rua Otaviano Francisco da Silva.
A iniciativa tem como objetivo ouvir a população, promover troca de ideias e levantar dados essenciais para a Avaliação Pós-Ocupação de Habitação de Interesse Social (APO-HIS), que vai subsidiar a atualização do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Uberaba.
O encontro será um espaço de escuta ativa, onde os moradores poderão compartilhar suas percepções sobre a casa onde vivem, o bairro e as melhorias que desejam ver implementadas. A ação é parte de um esforço da Cohagra, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), do Ministério Público de Minas Gerais e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a qual desenvolverá o trabalho técnico e metodológico para a atualização do plano.
De acordo com a presidente da Cohagra, Erika Martins, a iniciativa é fundamental para construir uma política habitacional mais eficiente e conectada com a realidade da população. “O último plano foi elaborado em 2013. Agora, precisamos de dados atualizados para entender como as moradias entregues estão atendendo as famílias e, a partir desse diagnóstico, desenhar políticas públicas mais efetivas para atender à comunidade,” explicou Erika.
A Avaliação Pós-Ocupação de Habitação de Interesse Social (APO-HIS) é uma ferramenta que possibilita um diagnóstico amplo para a elaboração de políticas públicas em diversos segmentos de cuidado social. O objetivo é que essa avaliação seja feita periodicamente com uma proposta de diagnóstico do setor habitacional, bem como de outras áreas, visando ao planejamento de estratégias que garantam qualidade de vida à população de Uberaba.
Com base nesse trabalho, serão definidas diretrizes e instrumentos que orientarão investimentos em novas moradias, requalificação de casas e melhorias em infraestrutura, como saúde, saneamento, educação e lazer. “Nesse momento, esse encontro é um convite para que os moradores se tornem protagonistas na construção de uma cidade mais justa e acolhedora”, concluiu a presidente da Cohagra.