PREOCUPANTE

Casos de dengue aumentam 263% em Uberaba; CeDengue continua indefinido

Em uma semana, o crescimento do número de casos chega a 64,9% e saltou de 97 para 160, enquanto o volume de casos prováveis aumentou em mais de 130% nos 17 dias deste mês

Publicado em 17/02/2025 às 15:17Atualizado em 17/02/2025 às 19:05
Compartilhar

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde confirma a primeira morte por dengue em Uberaba. O óbito já havia sido noticiado pelo Jornal da Manhã no início da semana.

Somente em fevereiro, o número de casos confirmados da doença em Uberaba saltou de 44 (no dia 31 de janeiro) para 160 (no dia 17 de fevereiro), um aumento de 263,6%. O boletim epidemiológico ainda traz o quantitativo de casos suspeitos. Em 31 de janeiro eram 1.142 e agora são 2.587, o que representa um aumento de 130,1%.

Há exatamente um mês, no dia 17 de janeiro, a secretária Valdilene Rocha afirmou, em entrevista à Rádio JM, que a Secretaria de Saúde buscava prédio para abrigar o Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue) em Uberaba, este ano. Vale lembrar que este é o período de maior infestação da doença, tendo em vista o período de altas temperaturas e chuva abundante. 

De lá para cá, a proposta nada avançou, uma vez que permanece indefinida a abertura do CeDengue. A reportagem voltou a questionar sobre a abertura do centro especializado e a Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que ainda não há qualquer novidade e, assim que houver alguma decisão sobre o assunto, será dada ampla divulgação.  

No ano passado, a unidade funcionou no prédio da Unidade Regional do Mercês, anexo ao Hospital Regional. Porém, o local agora abriga o Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi).

À época, Valdilene Rocha citou que equipamentos e equipe estavam prontos, mas que o número de casos ainda não era alto. “No momento, estamos sob controle e não tem sinal de alarme com relação a internação de casos mais graves”, disse a secretária, à época. 

Em 2024, o CeDengue funcionou entre abril e junho, atendendo a mais de 3,5 mil pacientes em três meses de funcionamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por