NA MÉDIA

Atendimentos nas UPAs mantêm média habitual durante o período de carnaval

Durante os dias de folia, após a volta para a nova estrutura, a UPA do Mirante voltou ao nível de atendimentos semelhante ao da unidade São Benedito

Rafaella Massa
Publicado em 14/02/2024 às 11:03Atualizado em 14/02/2024 às 20:58
Compartilhar

A UPA do Mirante retornou para a sede própria há 15 dias e, durante o período de carnaval, a média, que era de 180 atendimentos ao dia, chegou a quase 300 (Foto/Divulgação)

A UPA do Mirante retornou para a sede própria há 15 dias e, durante o período de carnaval, a média, que era de 180 atendimentos ao dia, chegou a quase 300 (Foto/Divulgação)

Número de atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) manteve média habitual durante o período de carnaval. Segundo o diretor administrativo das unidades, o gestor hospitalar Frederico Ramos, o movimento na unidade no Parque do Mirante se equiparou ao do bairro São Benedito.

Em entrevista à Rádio JM, Ramos informou que entre os dias 9 e 13 de fevereiro as unidades registraram um total de 2.689 atendimentos, sendo 1.313 referentes à UPA do Mirante e 1.376 ao pronto atendimento do bairro São Benedito. A média de atendimentos durante o carnaval foi de 270 por dia.

“De casos urgentes, tivemos dois pacientes em cada UPA triados como código vermelho. [Código] Laranja foram 83 na UPA São Benedito e 64 na do Mirante. O restante, entre o amarelo, o azul e o verde, menos urgentes, e isso traz um volume grande e, às vezes, um momento de espera maior nos atendimentos”, analisa o diretor.

Os dados informados por Frederico apontam aumento de 50% na procura pelo atendimento no Parque do Mirante, em apenas 14 dias. Atualmente, a média habitual de atendimentos no bairro São Benedito é de 300, podendo chegar a 350, enquanto a UPA provisória atendia 180 pacientes por dia.

O diretor aponta que era prevista maior procura das unidades a partir dessa quarta-feira (14), após as 12h, causada pelo retorno às atividades normais. “O pessoal começa a voltar de viagem, muitas vezes com vômito, diarreia, sintomas gripais e até da própria dengue. E, também, os casos de atestado que são clássicos, do pessoal que quer emendar quinta e sexta-feira”, aponta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por