REPERCUSSÃO

Após denúncia do JM, animal é retirado de casa com aparência de abandono no Fabrício

O destino do cachorro, no entanto, é desconhecido. Após a primeira denúncia publicada pelo JM, outros denunciantes relataram que, além desse, outros animais já viveram em condições semelhantes no local anos atrás

Dandara Aveiro
Publicado em 30/05/2025 às 11:23Atualizado em 30/05/2025 às 11:26
Compartilhar

Após denúncia do Jornal da Manhã, o animal mantido em condições duvidosas em uma residência na rua Padre Zeferino, no bairro Fabrício, foi retirado do local. A situação gerou ampla repercussão, chamando a atenção de autoridades e mobilizando vizinhos que disseram viver há mais de uma década com os impactos da sujeira e do descuido no local. No entanto, após vistoria, os órgãos municipais disseram não encontrar irregularidades quanto à sujeira, abandono ou maus-tratos. Ainda não foi possível identificar o destino do animal. Esta não é a primeira vez que o imóvel e o referido cachorro são alvo de denúncia e até a Polícia Militar já foi acionada, em 2024. 

Com a ampla visibilidade do caso, outros moradores e pais de alunos do colégio em frente à casa entraram em contato com a reportagem do JM para fazer novas denúncias. Segundo eles, a situação da residência não é novidade. “A casa sempre foi assim. Suja, com muito lixo acumulado, infestada de ratos que chegam a pular pelas janelas. Um morador aqui do prédio já se ofereceu para ajudar na limpeza, mas o dono da casa recusou e ainda subiu o muro para evitar contato com os vizinhos. Na época, ele tinha dois cães grandes que mal tinham espaço para se deitar por conta do tanto de entulho no quintal”, contou uma das denunciantes. 

A reclamante que procurou inicialmente o Jornal da Manhã relatou que, na quarta-feira (29), equipes de fiscalização estiveram na casa. No entanto, na noite anterior, uma pessoa teria sido vista limpando o interior do imóvel, e o cachorro ainda estava no local, sendo retirado apenas na manhã seguinte. “Foi uma limpeza superficial. O cachorro estava lá, visivelmente desorientado. No outro dia, quem passava pela rua viu cerca de 20 autoridades presentes, o animal foi colocado em um carro e levado. Mas até agora, o destino do animal não foi oficialmente informado. Eu já tinha conseguido um lar temporário para ele, queria muito tirá-lo de lá”, lamentou. 

Ela esteve no local nesta manhã novamente e, em novas imagens enviadas ao JM, mostram ainda a presença de pelo menos um rato na residência, aparentemente morto. Importa destacar que o imóvel se encontra no nome de um servidor municipal.

Procurada para esclarecimentos, a Prefeitura de Uberaba informou que equipes da Superintendência de Bem-Estar Animal, Departamento de Posturas, Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias e a Guarda Civil Municipal (GCM) estiveram no local para apurar as denúncias. Segundo nota enviada ao JM, o responsável pelo imóvel estava presente e foi notificado a prestar depoimento sobre a situação do animal. Ele teria afirmado que o cão é tratado diariamente e que estaria com as vacinas em dia, inclusive com registro de vacinação contra a raiva em dezembro de 2024. Ainda conforme os órgãos responsáveis, não foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti na vistoria, tampouco foi possível classificar o imóvel como abandonado, já que o proprietário estava no local no momento da visita das equipes. 

A resposta oficial, no entanto, contradiz o relato de diversos moradores e testemunhas, que afirmam que a situação persiste há anos. A residência, inclusive, já recebeu duas autuações por acúmulo de lixo e sujeira, uma registrada em janeiro de 2022 e outra em maio de 2023, evidenciando reincidência no descumprimento das normas de limpeza e salubridade. 

Em relação ao cão, o JM entrou em contato com a Delegacia de Meio Ambiente, da Polícia Civil. O delegado Elinton Feitoza, responsável pela pasta, informou que não há ocorrências anteriores de denúncia sobre maus-tratos no endereço. Entretanto, destacou que foi identificado que, em julho de 2024, a Polícia Militar esteve presente no local, mas não constatou maus-tratos. 

Até o momento, informações não oficiais indicam que o animal teria sido levado pelo próprio dono, que estaria disposto a doá-lo, mas essa versão ainda não foi confirmada, nem se sabe ao certo o paradeiro atual do pet. O Jornal da Manhã continuará acompanhando o caso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por